Economia Titulo
Metalúrgicos de Santo André e Mauá iniciam negociações
Do Diário do Grande ABC
07/10/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Os metalúrgicos de Santo André e Mauá pretendem definir o calendário de negociações da campanha salarial com as bancadas patronais até o fim de outubro. A categoria, formada por 25 mil trabalhadores, tem data-base em 1º de novembro.

"Todos os indicadores mostram que a economia cresce em ritmo acelerado. Essa é a hora de negociarmos e ampliarmos as conquistas nas empresas", ressalta Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Entre as reivindicações, estão o reajuste salarial (reposição integral da inflação mais aumento real); piso salarial de R$ 2.050 para todos os funcionários, proposto pelo Dieese (Departamento Inter­sindical de Estatística e Estudos Socio­econômicos) - atualmente de R$ 770, em empresas menores - redução de jornada de 44 horas para 40 horas, sem redução dos salários, e licença-maternidade de 180 dias (de quatro para seis meses).

As negociações com as fábricas de Santo André e Mauá terão início nessa quinzena. No ano passado, a categoria conquistou 6,53% (com reposição da inflação e 3% de aumento real).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;