Internacional Titulo
Finlândia ratifica a Constituição européia
Da AFP
05/12/2006 | 11:51
Compartilhar notícia


A Finlândia se tornou nesta terça-feira o 16º país da UE (União Européia) a ratificar o projeto de Tratado Constitucional europeu.

Os deputados da Finlândia, que tem atualmente a presidência semestral da UE, aprovaram por esmagadora maioria, 125 votos a favor e 39 contra, o texto que tem como objetivo melhorar o funcionamento da UE ampliada a 25 países e preparar o bloco para qualquer futura ampliação.

A votação dos deputados finlandeses a favor do projeto de Tratado Constitucional europeu tem um alcance exclusivamente simbólico, já que o texto, que deve ser imperativamente ratificado por todos os 25 países membros da UE, provavelmente jamais entrará em vigor.

França e Holanda rejeitaram o Tratado em referendo.

Em junho de 2006, o Conselho Europeu decidiu estabelecer um prazo de dois anos, entre o início de 2007 e o fim de 2008, data em que chegará ao fim a presidência semestral francesa da UE, para encontrar uma solução a respeito da Constituição.

Até o momento, sete países não ratificaram o tratado, após a suspensão do processo de ratificação: Grã-Bretanha, Polônia, Portugal, Dinamarca, República Tcheca, Irlanda e Suécia. Apenas a República Tcheca pode se pronunciar, por referendo, nos próximos meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;