Esportes Titulo Pós-jogo
Mesmo com derrota na final, Neymar celebra a melhor Liga dos Campeões com o PSG
Por
24/08/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


A campanha histórica na Liga dos Campeões da Europa realça o posto de protagonista de Neymar, não somente no Paris Saint-Germain, mas na Europa. A derrota para o Bayern de Munique por 1 a 0 na final foi dolorosa, com lágrimas, mas longe dos fracassos retumbantes de outras edições. Como Cavani não renovou contrato e se despediu do time, sobrou para o brasileiro a missão de carregar o PSG na disputa, organizada em Lisboa por causa da pandemia do novo coronavírus. O camisa 10 não fugiu da responsabilidade. O ânimo em jogar cada partida ficou claro nas postagens em tom ansioso nas redes e na disposição em campo.

O melhor resultado do Paris Saint-Germain em toda a história do torneio faz o clube francês sentir que valeu a pena pagar o equivalente a R$ 1,5 bilhão para tirar Neymar do Barcelona em 2017. Os passos estão sendo dados. De lá para cá, o PSG investiu cerca de R$ 3,6 bilhões tanto no brasileiro quanto na contratação de outros reforços para montar um elenco de qualidade e competitivo, que se fortalece a cada edição e chama a atenção de rivais da Europa. O PSG amadureceu como alguns de seus jogadores.

"Depois de várias tentativas, o time chegou. Eles vinham tentando há muito tempo chegar longe na Liga dos Campeões e conseguiram por causa de Mbappé e Neymar, que foram fundamentais. A campanha foi um prêmio à tentativa anual do PSG de se colocar no patamar mais alto do futebol europeu", avaliou o treinador Abel Braga, que foi zagueiro do time francês entre 1979 e 1981. A impressão que o PSG deixa, mesmo com derrota para o Bayern, é de uma equipe forte e de respeito.

Desde o início do investimento catariano até hoje, foram oito participações consecutivas na Liga dos Campeões. O melhor resultado desta era havia sido a presença nas quartas de final em quatro ocasiões. Desde a chegada de Neymar, o time sequer tinha passado das oitavas de final e acumulava frustrações que aumentavam a pressão sobre o brasileiro, principalmente por causa da ausência dele nas partidas mais decisivas.

Na primeira temporada, a equipe passou às oitavas como primeiro do grupo e enfrentou o então campeão Real Madrid. Após perder na Espanha o jogo de ida por 3 a 1, Neymar sofreu fissura do quinto metatarso do pé direito e foi desfalque para a volta. Sem ele, o time espanhol ganhou de novo e avançou.

Na temporada seguinte, o PSG perdeu Neymar pouco antes das oitavas por causa do mesmo problema no pé direito. Durante a recuperação, ele veio ao Brasil passar o carnaval e foi visto de muletas no sambódromo do Rio de Janeiro. As fotos e vídeos dessa aparição causaram polêmica na França. De volta a Paris, o camisa 10 presenciou da beira do gramado uma eliminação dolorosa diante do Manchester United.

O time perdeu em casa por 3 a 1 após sofrer gol de pênalti nos acréscimos. Neymar ficou revoltado, xingou o árbitro nas redes sociais e acabou suspenso pela Uefa. Meses depois sua relação com a torcida ficaria pior porque o astro demonstrou vontade de voltar ao Barcelona. A negociação fracassou e ele teve de aguentar as vaias em Paris.

Sua imagem só melhorou nesta temporada. Ele passou parte de quarentena em sua casa em Mangaratiba (RJ), onde treinou sob a supervisão de preparadores particulares. Os trabalhos foram fortes. Neymar fez de tudo para se reapresentar na melhor forma física. Via chance de entrar na história do clube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;