Esportes Titulo
Brasil inicia 'caminho olímpico' com goleada sobre a Venezuela
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
08/01/2004 | 01:42
Compartilhar notícia


O sonho da inédita medalha de ouro olímpica para o futebol brasileiro começou bem. A Seleção Sub-23 venceu a Venezuela por 4 a 0, nesta quarta-feira à noite, em Concepción (Chile), pela primeira rodada do Torneio Pré-Olímpico. A maratona em busca de uma das duas vagas sul-americanas para os Jogos de Atenas/2004 continua nesta sexta-feira (dia 9), às 23h10 (hora de Brasília), contra o Paraguai. Na abertura da competição, também pelo Grupo A, o Chile venceu o Uruguai por 3 a 0.

Depois de um primeiro tempo relutante, com muitas chances de gol desperdiçadas, a Seleção do técnico Ricardo Gomes se mostrou mais confiante na fase final e conseguiu converter as oportunidades criadas pela habilidosa linha de frente. Cumprindo as expectativas, os santistas Diego e Robinho foram os principais nomes do Brasil na partida de estréia.

Diego abriu o placar e distribuiu passes no gol de Dagoberto e no pênalti sofrido pelo lateral-direito Maicon (convertido por Robinho). Aos 44 do 2º tempo, com a vitória brasileira já definida, Marcel aproveitou excelente passe de Paulinho e fez 4 a 0 – garantindo a liderança provisória da Seleção na chave A (graças ao saldo de gols).

O técnico Ricardo Gomes se mostrou satisfeito com a atuação do Brasil na estréia. Ele reconheceu que a equipe teve problemas com a saída de bola no 1º tempo, mas comemorou a rápida reação dos jovens craques brasileiros na fase final.

A goleada começou a tomar corpo logo no minuto inicial do 2º tempo. Numa tabela 100% santista, Robinho serviu Diego na entrada da área e o camisa 10 colocou com categoria na saída do goleiro Cortina. Aos 13, Diego se livrou de dois marcadores e serviu Daniel Carvalho na esquerda. O atacante do Inter-RS cruzou na medida para Dagoberto, que apareceu livre nas costas da zaga venezuelana e só completou para o gol.

A boa decolagem da Seleção Sub-23 quase enfrentou turbulências sérias. Aos 15 minutos, o capitão Edu Dracena deu combate no atrapalhado atacante Maldonado e o árbitro Fernando Paneso (Colômbia) marcou pênalti. Mea Vitali, capitão e destaque da seleção venezuelana, chutou forte e acertou a trave do goleiro Gomes. Alívio entre a garotada brasileira.

Refeita do susto, a Seleção Olímpica partiu para cima dos rivais e conseguiu mais um gol. Inspirado, Diego lançou Maicon, que foi derrubado por Rodríguez dentro da área: pênalti. Robinho bateu forte, no canto direito baixo de Cortina, e fez 3 a 0.

A garantia da vitória levou Ricardo Gomes a poupar Daniel Carvalho, Diego e Dagoberto, substituídos por Fábio Rochemback (que deve ser titular contra o Paraguai), Paulinho e Marcel – respectivamente. Ainda assim houve espaço para mais um gol. Robinho ganhou a bola pela esquerda e acionou Paulinho, que achou Marcel livre dentro da área. O atacante do Coritiba só teve o trabalho de estufar as redes de Cortina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;