Cultura & Lazer Titulo
Masp realiza mostra sobre arte do Egito
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
30/09/2001 | 18:32
Compartilhar notícia


O assunto da vez no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) é a fascinante e misteriosa religião da civilização egípcia do tempo dos faraós. A mostra Egito Faraônico – Terra dos Deuses, composta por cerca de 120 objetos datados de antes de Cristo, permanece em cartaz até 16 de dezembro. Os ingressos custam R$ 10.

Entre as peças, 89 são do Departamento de Antigüidades Egípcias do Museu do Louvre, em Paris, na França, das quais várias foram restauradas para o evento paulistano. Pela primeira vez elas são expostas no Brasil. Algumas nunca foram exibidas e estavam abrigadas na reserva técnica do museu francês. As demais pertencem ao Masp e à Fundação Eva Klabin, do Rio.

São estátuas, sarcófagos, esfinges, vasos, jóias e relevos entre outras obras que dão uma idéia da maestria e da criatividade dos egípcios quando a intenção era o louvor aos deuses ou aos mortos. Madeira e granito são exemplos dos materiais em que as peças foram elaboradas.

Elisabeth Delange, conservadora do Departamento de Antigüidades Egípcias do Louvre, selecionou os objetos vindos da França. E o egiptólogo brasileiro Antonio Brancaglion Jr. escolheu as peças que pertencem ao Masp e à fundação.

Palestras, um vídeo sobre escavações e sítios arqueológicos do Egito são outras atrações do evento. Quem tiver sorte poderá conhecer até o Museu do Louvre, já que os visitantes receberão um cupom para concorrer a um pacote turístico para Paris com direito a acompanhante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;