Setecidades Titulo
2º Grito do Orgulho LGBT reúne militantes gays
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
08/09/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Show de drag queens, dançarinos gogo-boys e muita música eletrônica embalaram as centenas de pessoas que foram ontem à Rua Rio Branco, Centro de São Bernardo, para participar do 2º Grito do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), organizado pelo grupo de militância gay Liberdade.

Em clima de 'balada' ao ar livre, o evento chamou a atenção para os poucos avanços obtidos no Brasil em relação ao reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais.

"Nossa intenção é denunciar o atraso da sociedade brasileira, comparado a países como Holanda e Itália, que estão bem mais evoluídos do que a gente nesse sentido", declarou o presidente do grupo Liberdade, Leandro Recife.

A abertura do evento foi feita pela drag queen Marketty, que já marcou presença em outros eventos do gênero no Grande ABC.

"Os movimentos aqui da região podem ser menores do que a Parada Gay de São Paulo, mas não menos importantes", disse Marketty, referindo-se à Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), cuja última edição reuniu pelo menos 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista, na Capital.

"Ao contrário disso, no evento daqui há mais protesto a favor da nossa causa. Já o de São Paulo fica só no show", criticou Marketty.

O público presente era formado majoritariamente por adolescentes. "Ainda há muito preconceito, por isso estou aqui", declarou Leila, 16 anos, acompanhada da namorada, Daniela (os nomes de ambas são fictícios).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;