Cultura & Lazer Titulo
Ruslan Gawriljuk: irremediável amante das belas artes
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
08/12/2002 | 20:26
Compartilhar notícia


Experiência de 48 anos na dança, terça, no palco do Teatro Municipal de Mauá (r. Gabriel Marques, s/nº, tel.: 4555-0086, ingresso 1 kg de alimento não perecível). O bailarino Ruslan Gawriljuk, 63, protagoniza, às 20h30, o espetáculo Pedras Preciosas, que tem roteiro original de sua autoria, escrito em 1985, mas que agora é montado sob adaptação de Najla Hayek. Foram incluídas as danças folclóricas árabes, apresentadas em coreografias interpretadas por 50 bailarinos, alunos de três escolas andreenses de dança.

O espetáculo, que integra a programação que festeja o primeiro aniversário do Municipal de Mauá, reúne bailarinos das escolas Ballet Ruslan, Quartier Latin e Agnes Ballet. Professora de Dança Oriental nas três entidades, Najla adaptou o roteiro para contar, por meio das danças árabes, a história do Gênio que transforma as mulheres em pedras raras.

Quem ganhou o papel do Gênio é o veterano Ruslan, ucraniano radicado em Santo André. Feliz com o convite, o bailarino atuará mostrando passos da dança contemporânea. “É uma peça rica em vestimentas e surpreenderá as pessoas que vêem a dança de origem árabe só como rebolado e dança do ventre”, afirma.

Ruslan fala de cada trabalho com a mesma empolgação e sabe que a idade é uma limitação, mas não um obstáculo intransponível. “Crio personagens que se encaixam em minha idade e estilo. Enquanto eu ficar firme no palco vou continuar criando, pois dentro do meu espírito sei que posso ainda fazer coisas maravilhosas”, diz.

Na próxima quarta-feira, Ruslan tem outro compromisso com o público. No Teatro Municipal de Santo André, entra em cena na peça Muribeca, de Luis Ferron. Sua participação é tocar Morte do Cisne ao violino, outra grande habilidade sua. “O que sei de melhor, eu apresento”, afirma. Ruslan integrou a primeira formação da Orquestra Sinfônica de Santo André, quando seu tio, Leonid Urbenin, era o maestro.

Com essas e outras histórias, o artista pretende publicar sua biografia e da família – projeto em andamento. Seu pai, Stanislaw, foi diretor de teatro na Rússia e atuou em 13 filmes no Brasil. E seus filhos, Douglas e Helena, seguiram carreira artística como bailarinos.

Preciosidade – O espetáculo Pedras Preciosas é uma boa oportunidade para conhecer a diversidade da arte árabe. A apresentação reúne, entre outras, a dança de roda libanesa, melea-laff (proveniente do subúrbio do Cairo), saadi (que utiliza bastões) e as tradicionais do sabre e dos sete véus.

“As características da dança oriental são a sensualidade, a feminilidade e o mistério”, afirma Najla, que assina a coreografia da peça ao lado de Ruslan, Silvia Sitta, Graziella Freitas e Naima Shazady. Quem interpreta os protagonistas são Ruslan (Gênio), Agnes Genga (Sherazade), Najla (Diamante) e André Galiza (Guerreiro).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;