Política Titulo
Vereador são-caetanense tenta proibir artistas de trabalharem em ruas da cidade

Olyntho Voltarelli quer vetar atuação em semáforos; profissionais criticam

Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
03/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Vereador de primeiro mandato em São Caetano, Olyntho Voltarelli (PSDB) quer proibir artistas de rua da cidade de atuarem em semáforos ou em quaisquer vias do município. Projeto de autoria do tucano que impede a atuação desses profissionais será votado na sessão de hoje.

O texto impõe proibição à prática de malabares e “outras apresentações artísticas, profissionais ou não”, no farol ou em “qualquer outra parte do leito carroçável” de São Caetano, com ou sem o uso de materiais inflamáveis. A medida do tucano estabelece ainda a apreensão dos materiais para quem descumprir a lei.

Na proposta, Olyntho Voltarelli argumenta que a atuação desses artistas “causa sensação de insegurança”. “A prática de malabares, além de poder causar algum dano aos veículos que estão aguardando o semáforo, causa também a sensação de insegurança tanto aos motoristas quanto às pressas que estão transitando pelas calçadas e faixas de pedestres.”

O projeto revoltou a classe de artistas de rua da cidade, que criticaram a medida e pediram a retirada do projeto da pauta de votação de hoje. “Essa (proposta de) lei cerceia o direito do artista de exercer sua atividade e marginaliza o artista de rua. Nós já somos pouco respeitados e temos pouco auxílio do poder público e surge esse tipo de lei que nivela todos nós como marginais”, criticou o músico e artesão Douglas Bunder, 55 anos.

O projeto de Olyntho recebeu pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento. O primeiro grupo, inclusive, é composto pelo próprio parlamentar e pelo vereador Jander Lira (PP), que foi secretário de Cultura da gestão passada.

Bunder destacou ainda que a classe artística já havia pedido a Olyntho a retirada do projeto e que o texto idealizado pelo tucano vai contra o que propõe a lei dos artistas de rua, que regulamentaria as apresentações artísticas nas vias do município. A medida está parada no Executivo, apesar de em março o secretário de Cultura da cidade, João Manoel da Costa Neto (PSDB), garantir, em entrevista ao Diário. prioridade do tema.

O Diário contatou Olyntho na noite de ontem, mas o parlamentar afirmou que estava em reunião e que falaria com a equipe de reportagem em minutos depois, mas posteriormente as ligações caíram na caixa postal e o tucano não retornou aos contatos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;