Setecidades Titulo Santo André
Mudanças viárias do Pait chegam ao bairro Jardim
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 As ações do Pait (Programa de Ação Imediata no Trânsito), idealizado pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), em 2014, quando ainda era secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Carlos Grana (PT), chegaram ao bairro Jardim. A proposta prevê a realização de pelo menos 52 mudanças viárias rápidas e de baixo investimento em diversos pontos da cidade até o fim do ano.

Conforme explica o prefeito, as alterações são realizadas a partir de estudo técnico feito pelo DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) para aferir as ações necessárias para eliminar gargalos no tráfego. As microintervenções, além de melhorar e organizar o tráfego do bairro, têm espectativa de reduzir o tempo de percurso para o motorista.

“Podemos dar exemplo de uma intervenção simples que resulta em melhora significante na fluidez do trânsito, como é o caso do alargamento de uma pista de acesso para a Perimetral, em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Central. Nossa ideia é realizar pequenas alterações pela cidade toda”, destaca o prefeito.

No bairro Jardim, além da instalação de semáforos e faixas de pedestres em diversos trechos que cruzam a Avenida Dom Pedro II, houve a implantação de travessia elevada no cruzamento das ruas Padre Vieira com a Padre Manoel da Nóbrega, onde foi observado risco de acidentes, além da remoção da sinalização asfáltica da ciclofaixa de lazer na Padre Manoel da Nóbrega.

Retomado em abril, depois de três meses paralisado, o projeto da ciclofaixa de lazer foi encurtado: passou de 7,5 quilômetros para apenas 3,9 quilômetros – com trajeto entre parte do Paço, a pista rebaixada da Perimetral, até a passarela Luís Melito. Antes, o circuito destinado a bicicletas nas manhãs de domingo englobava vias do Centro e do bairro Jardim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;