Cultura & Lazer Titulo
Revista literária 'Abecês' está de volta
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
01/10/2004 | 10:27
Compartilhar notícia


A publicação Abecês, que trata sobretudo de questões literárias, está de volta, isso após os oito números de periodicidade trimestral e a paralisação da circulação no fim de 2002. Uma conversa-lançamento está marcada para as 18h30 desta sexta na Livraria Alpharrabio, em Santo André, a responsável pelo projeto. A entrada é franca.

"A proposta do título é provocar os leitores e fomentar a leitura e a circulação de idéias", afirma Dalila Teles Veras, proprietária da Alpharrabio e uma das editoras do caderno de leitura, conforme ela própria define o produto.

A Abecês que sai agora é uma edição dupla (números 9 e 10), assim como devem ser as próximas. Impressa em papel reciclado no formato 23cm x 16cm, com 48 páginas e tiragem de 2 mil exemplares, o caderno tem distribuição gratuita - pode ser obtido na própria livraria, em bibliotecas e em outras instituições públicas do Grande ABC.

Entre outros textos, a Abecês traz na coluna "O que Estou Lendo" a tradutora Nora Augusta Correa falando de O Retrato do Artista Quando Jovem, do irlandês James Joyce; o escritor Gilberto Tadeu de Lima participa de "O que Estou Escrevendo" e trata de seu primeiro romance, trabalho em elaboração; e a seção "Espaços e Tempos de Vida" conta com um texto do crítico José Armando Pereira da Silva sobre a obra do artista plástico João Suzuki, morador de Santo André.

Humberto Pereira da Silva, doutor em Filosofia da Educação pela USP (Universidade de São Paulo), professor nos cursos de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo e da Faculdade Sumaré e crítico de cinema assina "Leni Riefenstahl e Elia Kazan: nas Fronteiras entre Estética e Comprometimento". O texto é baseado no evento Idéias de Encontro realizado dia 18 de outubro do ano passado na Alpharrabio. "Uma das idéias é registrar as palestras, encontros, enfim, as atividades promovidas na livraria", diz Dalila.

Segundo ela, um dos motivos da paralisação da publicação foi a falta de repercussão. "Há décadas me preocupo com o fomento à leitura. É uma luta árdua. No número 8 da Abecês escrevi que convocamos os leitores ao debate de idéias, mas o que recebemos deles foi o silêncio. As pessoas não se manifestavam e eu me mostrei decepcionada com esse silêncio. Essa foi uma das razões pelas quais a Abecês foi deixada de lado, e também o fato de eu estar envolvida em outros projetos", afirma Dalila. "Agora estamos de volta para provocar os costumeiros silêncio e indiferença em relação à colocação de idéias".

Para o lançamento está prevista a presença de diversos colaboradores da nova edição. "A intenção é colher opiniões e traçar os rumos da publicação", diz Dalila. A poeta também ressalta que todos os interessados em publicar textos na Abecês podem entrar em contato pelo e-mail alpharrabio @alpharrabio.com.br ou pessoalmente na livraria.

Abecês - Conversa-lançamento da publicação. Na Livraria Alpharrabio - r. Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438-4358. Nesta sexta, às 18h30. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;