Internacional Titulo
EUA querem ‘chantagear’ Coréia do Norte, diz ministério
Por Da AFP
29/12/2002 | 15:39
Compartilhar notícia


O ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte revelou neste domingo, por meio de um comunicado, que os Estados Unidos Estados Unidos tentam "ameaçar o país, chantageá-lo e destruí-lo" com armas nucleares. A nota foi divulgada pela agência oficial KCNA.

De acordo com o texto, "os Estados Unidos estão impulsionados pela atitude de Guerra Fria, e agindo contra a tendência básica do novo século de reconciliação e de paz".

Depois de oito anos de controle, os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) receberam ordens de deixar a Coréia do Norte nesta semana, depois que as autoridades norte-coreanas desativaram o equipamento de monitoração da agência da ONU no complexo de Yongbyon, a 100 km ao Norte da capital Pyongyang.

"Não nos deixaram outra opção. Temos que considerar meios próprios de defesa para enfrentar a ameaça e proteger a dignidade da nação e seu direito de existir", destacou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano.

"A situação na Península coreana está avançando para uma crise extremamente séria, porque os Estados Unidos romperam de forma unilateral o acordo", acrescentou o informe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;