Economia Titulo
Para Associação de Comércio Exterior, 2002 foi bom ano
Por Da Agência Brasil
26/12/2002 | 15:46
Compartilhar notícia


O presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior, Benedito Moreira, afirmou, nesta quinta-feira, que na área do comércio exterior, 2002 foi um ano bom para o Brasil. “O governo encerra o ano com um superávit excelente, digno de aplauso, porque permitiu reduzir o déficit em conta corrente para um nível bastante palatável”, disse.

Ele destacou a necessidade de análise do que foi esse superávit e as tendências para os próximos anos a fim de evitar equívocos em matéria de política. No caso das exportações, não houve modificações estruturais, segundo explicou. A estimativa é de que as exportações devem crescer este ano entre 2% a 3% em relação a 2001, graças especialmente ao setor agropecuário (agribusiness).

"É um crescimento positivo, mas ainda tímido", disse o presidente da associação. Ele declarou ainda que o superávit decorre da queda observada em todos os segmentos da importação que até novembro somava 16%, em comparação ao ano passado. Moreira afirmou que esse dado é preocupante, uma vez que não se trata de uma substituição maciça de importação, mas retrata a queda da demanda interna. "O quadro não tira o mérito do superávit em si, porque este é importante para as contas do país", frisou Moreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;