Cultura & Lazer Titulo
Morre escritor e cineasta franco-suíço José Giovanni
Por Da AFP
24/04/2004 | 17:08
Compartilhar notícia


O escritor e cineasta franco-suíço José Giovanni morreu neste sábado, em Laussane (Suíça), em conseqüência de uma hemorragia cerebral. Giovanni, nascido em 23 de junho de 1932, em Córsega, estava hospitalizado desde quarta-feira passada.

Em março passado, seu livro "Mes grandes gueules" obteve o prêmio Simone-Genevois. Quase toda sua obra foi levada ao cinema. Giovanni escreveu 20 romances, duas memórias, 33 roteiros e dirigiu 15 filmes e 5 telefilmes, que, no geral, exaltam a amizade masculina.

José Giovanni é o autor de "Classe tous risques", "Le trou", "Les aventuriers", "Les grandes gueules" e "Le clan des Siciliens". Ele dirigiu Último Domicílio Conhecido, Dois Homens contra uma Cidade e O Cigano Solitário.

O enterro está previsto para a próxima quarta-feira, no cantão de Valais, onde residia desde 1969.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;