Internacional Titulo
Pinochet diz que sua extradiçao foi 'motivada politicamente'
Por Do Diário do Grande ABC
08/10/1999 | 15:57
Compartilhar notícia


O ex-ditador chileno Augusto Pinochet considerou, nesta sexta-feira, em um comunicado, que a demanda de extradiçao da Espanha, autorizada pela justiça britânica foi ``motivada políticamente'.

Em uma declaraçao lida no tribunal que autorizou sua extradiçao para a Espanha por acusaçoes de tortura, nesta sexta-feira, o ex-ditador declarou ``É uma violaçao da soberania chilena. Os acontecimentos no Chile nao têm nada que ver com a Espanha'.

``Há tempos está claro que minha extradiçao é motivada politicamente', disse o ex-ditador.

Inocência - O ex-ditador chileno Augusto Pinochet reiterou nesta sexta-feira que é inocente e acusou a Espanha de travar contra ele uma campanha de motivaçao política. O general divulgou essa declaraçao depois que um juiz britânico determinou que ele deve ser extraditado para a Espanha a fim de ser processado sob acusaçao de torturas cometidas durante seu regime.

"A Espanha nao apresentou uma só prova de que sou culpado", declarou em comunicado o ex-ditador de 83 anos, acrescentando que a gestao espanhola por sua extradiçao "viola a soberania do Chile".

Pinochet está detido em Londres desde 16 de outubro e nao será levado para a Espanha em futuro próximo. Uma apelaçao contra a decisao desta sexta-feira poderá fazer com que o caso fique muitos meses mais na justiça britânica.

Mesmo depois que estiverem esgotadas todas as instâncias judiciais, o secretário do Interior, Jack Straw, é que deverá aprovar definitivamente a extradiçao.

Pinochet é acusado pelo juiz espanhol Baltasar Garzón de ter promovido uma campanha de terror contra adversários políticos durante seu regime, de 1973 a 1990.

O juiz vice-presidente da Corte Ronald Bartle determinou nesta sexta-feira que a alegaçao única de conspiraçao para torturar e as 34 instâncias de acusaçoes de tortura feitas pela Espanha constituíam delitos passíveis de extradiçao e que, embora nenhuma das supostas vítimas seja espanhola, a Espanha tem o direito de processar Pinochet.

"A decisao desta sexta-feira representa outro passo significativo em um caso notável que levou a uma nova era a causa dos direitos humanos", declarou Javier Zuniga, da Anistia Internacional, organizaçao de defesa dos direitos humanos que pediu o julgamento de Pinochet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;