Política Titulo
Ivan Valente abandona a ‘estrela’
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
27/09/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


O deputado federal Ivan Valente (São Caetano) anunciou segunda-feira sua desfiliação do PT, partido que ajudou a fundar. Seu destino agora é o P-Sol (Partido do Socialismo e Liberdade), fundado no ano passado por três deputados federais expulsos do PT: Heloísa Helena, Luciana Genro e João Batista de Araujo, o Babá. “Vou guardar a minha estrela do PT com muito carinho. Mais estou saindo”, declarou Ivan Valente.

A desfiliação é conseqüência, segundo o deputado federal, da disputa promovida pelo PED (Processo de Eleição Direta), realizado no último dia 11, onde o Campo Majoritário saiu-se vencedor. O deputado, que faz parte de uma das alas de esquerda da legenda, também justificou a debandada por causa do rumo atual da sigla. “Eles (do governo) poderiam ter feito outra escolha política, pela mudança social. Até porque o partido nasceu como socialista, mas na prática não é”, analisou Valente. Segundo Valente, foram dois anos e nove meses de luta para que o PT cumprisse os objetivos e compromissos históricos. “Sou líder há 23 anos e parlamentar há 17”, relembrou. “É com tristeza que deixamos a legenda, mas apostamos na organização do povo brasileiro”, disse.

Além de Ivan Valente, também anunciaram segunda-feira a desfiliação o líder Plínio de Arruda Sampaio – que concorreu à presidência do PT nacional –, o ex-vice-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo, além dos deputados federais Orlando Fantasini (SP) e Chico Alencar (RJ). Para Sampaio, o partido utiliza métodos questionáveis para conseguir votos. “Temos de articular socialistas em movimentos e estabelecer novas estratégias para alcançar os objetivos de mudanças antigos”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;