Setecidades Titulo Infração
Motoristas desrespeitam operação na Rua Itambé

Parada irregular de veículos em frente a estação da CPTM persiste mesmo com agentes de trânsito

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
21/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


 Uma semana após a Prefeitura de Santo André iniciar força-tarefa para acabar com a parada irregular de veículos em área de embarque e desembarque demarcadas em frente à Estação Prefeito Celso Daniel da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), motoristas seguem desrespeitando a sinalização de trânsito presente no Centro da cidade.

Ontem, por volta das 17h, a equipe do Diário flagrou até 12 automóveis em fila dupla na rua, entre a estação da CPTM e o Terminal Metropolitano de Santo André. Em determinados momentos, o congestionamento de carros era tão grande que chegava até a Praça 18 do Forte, ponto de acesso ao Grand Plaza Shopping. Durante o transtorno, não havia qualquer fiscalização do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) de Santo André no local.

Devido ao tráfego intenso de veículos, nem mesmo ônibus municipais conseguiam circular pela via durante a presença da equipe de reportagem no local. “Quando não tem ‘marronzinho’, ninguém respeita. É um caos total”, disse o ambulante Horácio Barroso, 47 anos.

Na última semana, a Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), por meio de ofício, solicitou à SATrans, autarquia responsável pelo transporte público da cidade, soluções para acabar com as filas duplas na via, o que têm prejudicado diretamente a circulação de coletivos que saem do terminal metropolitano da cidade.

Após o episódio, a Prefeitura de Santo André incluiu a Rua Itambé na lista de vias beneficiadas por ações da Operação Fluidez, iniciativa que tem como objetivo reduzir em até 50% o tempo em trânsito parado no município.

A intervenção dos agentes na fiscalização para melhorar a fluidez está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, das 17h às 19h30 e das 22h30 às 23h. A operação, segundo a Prefeitura, conta com o apoio de guinchos que dão suporte em casos de chamados de urgência e com a Central de Monitoramento de Trânsito, que atua com sistema independente de semáforos sincronizados e inteligentes que trabalham em tempo real e monitoram cruzamentos na cidade.

Ontem, após a chegada de dois agentes de trânsito, às 17h10, a Rua Itambé apresentou melhora significativa na circulação de veículos no trecho em frente à parada da CPTM.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;