Internacional Titulo
UE busca acordo sobre combate à mudança climática
Por Da AFP
05/03/2007 | 13:01
Compartilhar notícia


Os chanceleres da UE (União Européia) inauguraram nesta segunda-feira um encontro, em Bruxelas, para discutir os objetivos em termos de energia renovável e luta contra a mudança climática. A idéia é visar à reunião de cúpula que o bloco realizará na próxima quinta-feira.

O principal tema do debate é o caráter obrigatório ou apenas indicativo do compromisso de elevar para 20% a parte das energias renováveis no consumo global da UE em 2020 (contra os 7% atuais), uma questão que divide profundamente os 27 Estados-membros.

O projeto de conclusões da cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE na quinta e sexta-feira indica "um objetivo (obrigatório) de uma parte de 20% de energia renovável no total do consumo energético da UE em 2020", com a palavra obrigatória entre parênteses devido à controvérsia existente.

A França e os países bálticos se opõem à obrigatoriedade, pois defendem objetivos sobre as emissões de efeito estufa respeitando-se as preferências nacionais sobre o tipo de energia a ser utilizada, como, por exemplo, a nuclear, que não é considerada renovável.

As discussões também girarão em torno das propostas da Comissão Européia de pôr fim aos monopólios nacionais de produção e transporte de energia, existentes em 16 Estados membros para o caso da eletricidade e 20 para o gás.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;