Tecnologia Titulo
Do alto valiriano ao latim: 10 línguas exóticas para aprender de graça via app
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
23/02/2021 | 12:48
Compartilhar notícia


De acordo com o Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas, as línguas mais estudadas no Brasil e na maioria dos países são inglês, espanhol e francês. O que nem todo internauta sabe é que também é possível aprender gratuitamente idiomas antigos, em extinção ou até fictícios por do aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

Leia mais:
#FiqueEmCasa: meditação com ovelhas, leitura de futuro e mais experiências online do Airbnb
Inglês, espanhol, história: plataforma oferece mais de 70 cursos online gratuitos
30 canais do YouTube para aprender novas habilidades e adquirir conhecimentos

O esperanto, por exemplo, é a maior língua planejada, criada em 1887 pelo médico polonês Lázaro Luiz Zamenhof e desenvolvida para ser um idioma neutro, que facilitasse a comunicação e pudesse ser falado por todos. Curiosidade: o Brasil é o país que mais tem estudantes de esperanto no mundo!

Também é possível estudar línguas ameaçadas de extinção e que têm cursos baseados em cima do inglês, como o havaiano, o gaélico escocês ou o navajo, e idiomas antigos como o latim ou o galês, que é falado na Grã-Bretanha há mais tempo que o próprio inglês. Já quem domina o espanhol pode aprender a língua do povo indígena Guarani ou o idioma catalão, utilizado principalmente na região da Catalunha e que data da época dos romanos na Idade Antiga.

Fãs das séries Star Trek e Game of Thrones, por sua vez, podem se aventurar pelo klingon e pelo alto valiriano, respectivamente. Ambos estão disponíveis no aplicativo, sendo que os cursos foram criados pelos linguistas oficiais dos idiomas fictícios.

Além destes 10 idiomas, o maori, o yucatec, o yiddish, o haitiano, o creole e o k’iche são outras línguas exóticas que estão em desenvolvimento no Duolingo e devem ser disponibilizadas em cursos em um futuro próximo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;