Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Setecidades
>
Calor na pandemia
Em sábado quente e com comércio fechado, moradores da região ocupam as ruas

Maioria dos estabelecimentos no Grande ABC cumpre medidas em primeiro dia de feriadão, mas há exceções

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
27/03/2021 | 19:51
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O calor e as restrições impostas para conter o avanço da pandemia de Covid-19 fizeram com que moradores do Grande ABC fossem às ruas neste sábado, primeiro dia do feriadão decretado pelas sete cidades. Com bares, restaurantes e até comércios essenciais, como padarias, fechados antes mesmo do sol se pôr, foi comum registrar intensa circulação de pessoas, seja a pé ou de carro.

Na Avenida Kennedy, tradicional rota noturna da região central de São Bernardo, a presença de vários pedestres praticando corridas ou caminhando com o cachorro deu movimento à via que, em tempos de Covid, fica praticamente irreconhecível com botecos e restaurantes de portas fechadas – alguns funcionavam com os portões timidamente abertos. O trânsito de veículos também era constante.

Na semana passada, os prefeitos do Grande ABC aderiram à antecipação de feriados como alternativa ao lockdown. A ideia é a de justamente restringir a circulação de pessoas e, consequentemente, o contágio pelo coronavírus. Ao todo, serão nove dias não úteis na região, emendando os feriados locais com os fins de semana e com a Paixão de Cristo, no dia 2. Nesse período, setores essenciais terão de fechar às 17h e, após esse horário, só poderão funcionar hospitais públicos e privados, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias, laboratórios e hospitais veterinários, por exemplo.

A equipe de reportagem do Diário também percorreu ruas e avenidas do bairro Piraporinha, na divisa entre Diadema e São Bernardo. Em território diademense, a maioria dos estabelecimentos, essenciais e não essenciais estava fechada, com exceção de um atacadão próximo ao hospital municipal e a alguns metros de viaturas da Polícia Militar. Nas ruas dos bairros Conceição e Vila Nogueira também foi comum flagrar pequenas aglomerações nas calçadas e pessoas consumindo álcool. Às 17h, o termômetro ainda atingia 27°C na cidade.

Em Santo André, pequenos estabelecimentos também funcionavam com portas meio abertas, mas com clientes dentro dos comércios – o que é irregular.

A Prefeitura andreense informou que “foram verificados 44 estabelecimentos” e que interditou dois bares. O Paço de São Bernardo alegou que 15 comércios foram fechados até às 18h e que dispersou três ocorrências de aglomerações em praças e vias públicas. Diadema citou que quatro locais foram lacrados desde o dia 6.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.