Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Os carregadores de carvão, lenha, pedra, tijolo e eucalipto

Eles trabalhavam no pátio da ferrovia no Centro de Ribeirão Pires e fizeram parte do rol dos trabalhadores braçais que escreveram a história da cidade desde tempos imemoriais, como relata, hoje e amanhã, o memorialista Octávio David Filho, da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires

Ademir Medici
23/03/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


Um árduo trabalho braçal
Texto: Octávio David Filho

As atividades econômicas de Ribeirão Pires tiveram início com a implantação da Estrada de Ferro São Paulo Railway, a SPR, e a inauguração da estação local em 1º de março de 1885.

A atividade dos carregadores do pátio ferroviário perdurou até a década de 1940, rareando a partir do fim da II Guerra Mundial.

Foi um tripé de atividades: o extrativismo de lenha e a confecção de carvão, seguido pelo serviço de cantaria com paralelepípedos e blocos de granito enviados para a construção da nova (e atual) Catedral da Sé.

O transporte desses blocos, diretamente da cantaria, era feito num pequeno ramal ferroviário até a estação.

A atividade maior, completando o tripé, foi a indústria ceramista, com a confecção de tijolos. O total de olarias chegou a uma centena.

Lenha, carvão, pedras e tijolos produzidos em Ribeirão Pires eram embarcados em vagões ferroviários, carros puxados por bois, carroças, carretões e, nos últimos anos, em caminhões.

ENGOLINDO POEIRA

Hoje não podemos avaliar o que era esse trabalho, serviço braçal, árduo, até mesmo em condições subumanas. Sob chuva ou sol. Os vagões tinham prazo para serem carregados. Caso a locomotiva retirasse o vagão não carregado, a multa era pesada.

Para se ter uma ideia, um vagão tinha capacidade para transportar mais de 20 mil tijolos, e a altura do chão era acima de um metro, o que dificultava o serviço.

O tijolo tem uma poeira abrasiva que se solta ao ser manuseado. O carregamento era feito em duplas: o que lançava recebia e engolia essa poeira.

Para amenizar o efeito do calor, os carregadores iniciavam as tarefas ao clarear o dia. Quando ventava, o cenário era pior.

Ribeirão Pires também produziu e despachou imensos eucaliptos, de oito a dez metros cada um. Foram usados no estaqueamento das obras de ampliação do Porto de Santos.
 

Diário há meio século

Terça-feira, 23 de março de 1971 – ano 13, edição 1492

Manchete – Laudo Natel quer entrosamento para um melhor governo à frente do Estado de São Paulo
Santo André – A Delegacia Regional Tributária da Grande São Paulo instalou ontem (22 de março de 1971) um posto de orientação fiscal em duas salas cedidas pela Acisa (Associação Comercial e Industrial).
Homenagem – Câmara Municipal de Santo André outorga o título de cidadania aos engenheiros Carlos Eduardo Paes Barreto e Joaquim Prestes Santos Maia, da Petroquímica e Refinaria União.
Futebol – Em Americana, Santo André FC 1, gol de Capelosa, Vasco da Gama local 0.
II Copa João Ramalho – No domingo: São Caetano 6, Mauá 0; Santo André 3, Diadema 3.

Em 23 de março de...

1901 – Saladino Cardoso Franco recepciona, em Santo André, Avelino Pacheco e capitão Francisco Pereira Borges, negociante de São Paulo.
- Em sessão do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o geólogo e geógrafo Orville Derby apresentou seu trabalho sobre os primeiros descobrimentos de ouro em Minas Gerais.
Nota – Americano de nascimento, Orville Derby radicou-se no Brasil, naturalizou-se brasileiro, falecendo no Rio de Janeiro em 1915.
1921 – Exonerado o subdelegado de polícia de São Bernardo, Francisco Antonio de Lima.
 No Palácio Real de Veneza foi organizado um museu histórico da marinha.
1956 – Banco Artur Scatena iniciava atividades em São Caetano, com agência na Avenida Francisco Matarazzo, 55.
- Prosseguia o torneiro internacional de futebol Roberto Gomes Pedrosa: Palmeiras 2, gols de Ney, Boca Juniors 0; Newells’s Old Boys 1, São Paulo 0; Santos 5, Nacional, do Uruguai 0.

Hoje

- Dia Mundial da Meteorologia

Santos do Dia

- Turibio de Mongrovejo


Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Ouro Verde e Viradouro
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.