Cultura & Lazer Titulo
HD-DVD da Toshiba vence concorrência com o Blu-Ray da Sony
Por Da AFP
22/08/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


O grupo japonês Toshiba e seus sócios ganharam uma batalha na guerra de formatos de DVD (Digital Video Disc), ao anunciar que os estúdios cinematográficos Paramount Pictures e DreamWorks Animation decidiram comercializar seus futuros DVDs apenas no formato da nova geração HD-DVD (Disco Digital de Vídeo de Alta Definição), em detrimento do competidor Blu-Ray (disco óptico da nova geração, usado no Playstation 3 da Sony).

O HD-DVD é desenvolvido pelos japoneses NEC, Toshiba e Sanyo, e mais recentemente recebeu o apoio da Microsoft, HP e Intel, enquanto que o Blu-Ray é fabricado por seu compatriota Sony, com o apoio da Matsushita e da Sharp.

Depois das infrutíferas negociações para tentar lançar um formato único, as duas partes colocaram seus produtos no mercado deixando o veredicto para os consumidores.

Blu-Ray - O formato Blu-Ray tem uma capacidade maior de armazenamento de dados do que o HD-DVD, mas sua produção é mais cara. Os filmes distribuídos pela Paramount Pictures, DreamWorks Animation and Pictures, Paramount Vantage, Nickelodeon Movies e MTV Films sairão apenas em formato HD-DVD, indicaram as sociedades em um comunicado conjunto publicado na véspera, nos Estados Unidos.

Vantagem - A decisão se deve às “evidentes vantagens do HD-DVD, principalmente sua tecnologia pronta para o mercado e seus custos de fabricação menos elevados”, explicaram as companhias no comunicado.

A Toshiba parabenizou o anúncio.”Essa decisão demonstra que a Paramount e a Dreamworks Animation compreendem o valor presente e o potencial futuro do formato HD-DVD para o lazer doméstico”, afirmou o vice-presidente do grupo japonês, Yoshihide Fujii.

Os estúdios de cinema de Hollywood, que poderão ter a última palavra na batalha entre ambos formatos, estão atualmente divididos.

Por sua vez, o Blu-Ray recebeu o apoio do gigante americano de aluguel de filmes Blockbuster, e da distribuidora Target.

Serviço - O DVD - tem capacidade para armazenar 4.7 Giga Bytes (GB) de dados, ante 800 MB de um CD. DVDs de dupla camada armazenam 8.5 GB; Já o HD-DVD, pode guardar 15 GB e no de dupla camada 30 GB; O Blu-Ray guarda 25 GB e em dupla camada chega a 50 GB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;