Internacional Titulo
Governo basco condena atentados em Madri
Por Da AFP
04/12/2004 | 10:03
Compartilhar notícia


O governo regional basco condenou de "forma enérgica" os atentados da organização separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade) cometidos na tarde desta sexta-feira em Madri.

"O ETA leva o caos e a inquietação que causam a violência no conjunto da sociedade", afirmou o governo basco, dominado pelos nacionalistas moderados do PNV (Partido Nacional Vasco), de centro direita. As principais críticas foram direcionadas ao Batasuna, grupo político e moderado do ETA, que havia proposto um "diálogo político" com a finalidade de resolver os conflitos.

O governo basco afirmou que eles "deverão reagir politicamente diante da sociedade se não quiserem que seus pronunciamentos públicos caiam em descrédito". Na época das tentativas de diálogo, o Batasuna afirmou a vontade do ETA de "silenciar as armas".

As esperanças de um cessar-fogo eram grandes. O presidente do PNV de Navarra, José Angel Agirrebengonea, disse que o ETA, "além de colocar cinco explosivos, colocou uma bomba em cada proposta do Batasuna".

"Apesar das esperanças criadas pelas propostas anunciadas, estes atentados mostram claramente quem manda neste mundo da esquerda nacionalista", afirmou.

As cinco bombas de baixa potência explodiram nesta sexta-feira na capital espanhola. A polícia, avisada com antecedência por um telefonema do grupo, conseguiu evacuar as áreas e evitar vítimas. O incidente agravou os enormes engarrafamentos formados nas saídas de Madri por ocasião do feriado prolongado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;