Eleições 2016 Titulo Alvo da Justiça
Alvo da Justiça, Silvana Guarnieri assume lugar de Lauro no Paço

Vice-prefeita foi condenada por improbidade
e mantém cargo por liminar: ‘Estou tranquila’

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Condenada em primeira instância na Justiça por improbidade administrativa e exercendo o cargo de vice-prefeita em Diadema amparada por liminar, Silvana Guarnieri (PSB) tomou posse ontem como chefe interina do Executivo, em substituição a Lauro Michels (PV), que se licenciou na quinta-feira, por 90 dias, para se dedicar à campanha eleitoral, em que tentará emplacar sua reeleição. Como discurso inicial, a número dois afirmou “estar tranquila” em relação aos desdobramentos judiciais, garantindo ter plena convicção de que ficará à frente da Prefeitura durante todo o afastamento do verde. A cerimônia de posse da socialista foi conduzida pelo presidente da Câmara, José Dourado (PSDB).

Silvana teve o mandato cassado pela Justiça de Diadema após episódio em 2014, quando prestou serviços para prefeitura de Palmas, em Tocantins, violando a LOM (Lei Orgânica do Município). Na época, exercia a função também de titular da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o que é proibido no dispositivo de leis do município. Ela conseguiu a expedição de uma liminar em segunda instância que assegura proteção de seu mandato, enquanto o processo tramita.

“Estou acompanhando a movimentação na Justiça, mas tenho todo amparo dos meus advogados. O que ocorreu foi apenas um erro. Não sou diretora da empresa que assinou serviço em outro Estado. E também não trouxe prejuízo ao município. Foi apenas uma questão de documentos que eram para ter sido transferidos para outro engenheiro”, discorreu Silvana.

Além da extinção do mandato de vice-prefeita, Silvana teve suspensão dos direitos políticos por cinco anos, a proibição de contratação com o poder público e o impedimento de receber benefícios fiscais por três anos, além de multa de R$ 73.731, valor equivalente a sete salários de secretário em Diadema.

Caso a Justiça determine a perda de mandato da atual prefeita interina, a Prefeitura poderia ficar sem comando por alguns dias. Substituto imediato à vice-prefeita, Dourado não poderia assumir porque concorre à reeleição. O secretário de Assuntos Jurídicos, Fernando Moreira Machado, próximo na lista de sucessão, pediu licença do cargo para integrar coordenação de campanha de Lauro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;