Memória Titulo COLUNA
É hora da apuração
Por Ademir Médici
13/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


As apurações eleitorais no Grande ABC sempre foram motivo de festa, alegria, frustração ou revolta. E o toque de humor marcou presença em várias oportunidades.

A fraude e o voto de cabresto, ditados pelos coronéis, não foram episódios exclusivos da República Velha. Eles existiram ao longo da ditadura Vargas, por exemplo, conforme depoimentos posteriores de nomes como Armando Setti, que assumiu a Prefeitura da região em 1930.

Políticos importantes como Hygino de Lima, de São Bernardo, guardaram até o fim da vida, com mágoa, episódios de fraudes que os impediram de ganhar eleições. Eleitores que votaram duas vezes, ou mais, no mesmo pleito, também foram comuns, como declarou, certa vez, o comendador Emílio Sortino, de Santo André.

Do mesmo modo não é novidade o voto em dois turnos – como ocorreu para a escolha do presidente da República em 1989, após o período militar. O voto em dois turnos foi comum nas primeiras eleições no início do século passado – e mesmo no fim do século 19.

E as apurações? As primeiras, no Grande ABC, foram realizadas na Rua Marechal Deodoro. Era ali que se realizavam as apurações da região.

AMANHÃ
- Revisão do salário mínimo.
 

Diário há 30 anos

Domingo, 13 de novembro de 1988 - ano 31, edição 6909

Manchete – Resultado da terceira pesquisa eleitoral Diário do Grande ABC:
- Celso, Demarchi e Tortorello na frente.
- Em Diadema, José Augusto dispara.
- Em Mauá, cai José Carlos Grecco.
- Em Ribeirão Pires, Luiz Carlos Grecco lidera.
- Em Rio Grande da Serra, avança Cido Franco.

Quem joga a final. Pesquisa Diário entrevista 11.566 eleitores nas sete cidades. E o artista plástico Phatè lembra ilustração clássica de Engène Delacroix, pintor francês do Romantismo.

Suplemento Especial – Dois dias para pensar e votar bem: em 15 de novembro, eleições municipais.

Interação com Facebook

"Minha primeira cueca"
 

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 13 de novembro de 1988, um domingo, e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 13 de novembro de...

1898 – Instalada a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz da Vila de São Bernardo.
1918 – Registrados 145 casos novos da gripe espanhola na região, sendo 87 em Santo André, 25 em São Caetano, dez em Ribeirão Pires, dez em Rio Grande (da Serra), oito em Campo Grande e cinco em Paranapiacaba.
Óbitos em Santo André, cinco; em Rio Grande, um; em Paranapiacaba, um.
Levantamento: casos notificados desde o início da epidemia: 3.654, com 66 óbitos.
- A questão da paz. O Estadão divulga os 33 artigos do armistício, entre os quais: cassação das hostilidades em terra e nos ares; evacuação imediata dos territórios invadidos. Data da assinatura: 11 de novembro de 1918.
Paris, 12: a guerra acabou.
1938 –Falece dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, iniciador das obras da catedral da Sé. Nasceu em 4 de abril de 1867.
1943 – Surge a FEB (Força Expedicionária Brasileira).
1953 – Constituída a Cooperativa de Consumo dos Funcionários e Servidores Municipais de São Bernardo, sob orientação do advogado Otto João Gustavo Bethke.
1973 – Prefeitos pedem ao Estado a construção de uma estrada interligando Mauá e Via Anchieta e cortando Santo André. Trata-se do Rodoanel dos dias atuais.

Santos do Dia

- Diogo de Alcalá (Espanha, Andaluzia, 1400 – Alcalá de Henares, perto de Madri, 1463). Missionário nas Ilhas Canárias. É um dos santos mais populares da Espanha e da América Latina. Representado no humilde hábito de irmão leigo franciscano, com batina de saco, cordão e chaves para indicar suas funções de porteiro e cozinheiro.
- Estanislaus Kostka
- Eugênio de Toledo
 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 13 de novembro:

- No Mato Grosso do Sul, Dois Irmãos do Buriti
- No Ceará, Meruoca
- No Paraná, Mirador
- Em Goiás, Nova Aurora, Palmelo e Santa Tereza de Goiás
- Na Bahia, Ubaíra

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;