Setecidades Titulo Religião
No Riacho Grande, procissão comemora Dia de São João Batista

Aproximadamente 250 fiéis
participaram do ato em São Bernardo

Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O aniversário de São João Batista foi homenageado na noite de ontem em procissão que contou com a presença de cerca de 250 pessoas no Riacho Grande, em São Bernardo. A caminhada pelas ruas do bairro começou por volta das 19h30 e foi encerrada às 20h, quando foi iniciada celebração de missa na paróquia em homenagem ao santo.

De acordo com a fé católica, São João Batista era filho de Zacarias e Isabel – ambos desacreditados de que a gravidez seria bem-sucedida em razão da idade avançada da mãe. O arcanjo Gabriel, então, teria garantido a Zacarias que a criança nasceria saudável e que deveria se chamar João. “Ele é o maior dos profetas, pois veio preparar os caminhos do Senhor. Ele fez a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento”, comenta o frei Sérgio Luiz Malacarne. Devido ao frio e ao consequente uso de fogueira em suas comemorações, o dia de São João Batista foi incorporado às tradições juninas, ao lado de São Pedro e Santo Antônio.

As homenagens ao profeta já fazem parte da rotina dos moradores do Riacho Grande. “Vivo aqui desde 1968 e, desde então, participo. Sou devota dele e de muitos outros santos”, afirma a dona de casa Zenir Halk, 75 anos. Ela salienta que a caminhada é movida pelos pedidos de fé e prosperidade para familiares e outras pessoas queridas.

“O que me move é a fé, pois foi São João Batista quem introduziu o sacramento do batismo”, acrescenta a dona de casa Aparecida Osco, 73. A tradição faz com que o catolicismo seja renovado em sua família, já que todos os filhos foram batizados e participaram dos processos de aprendizagem da religião, como o catecismo e a crisma.

Já o ajudante Vandro da Silva, 42, enaltece a participação popular como um dos principais atrativos para comparecer à procissão anual. “O envolvimento da comunidade é muito importante, pois as famílias se reúnem aqui em nome da fé”, opina Silva, que reside no bairro há 22 anos.

Os jovens também marcaram presença na caminhada. A advogada Mariana Camila da Silva, 27, participa do evento desde criança e avalia que, nos últimos anos, a juventude tem sido mais presente. “O papa Francisco é um dos grandes responsáveis por fazer esse pessoal retornar à Igreja. Acho que o que faltava era justamente esse diálogo com os mais novos”, comenta. Francisco iniciou o papado em março de 2013, em substituição a Bento XVI. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;