Setecidades Titulo Meio ambiente
Mauá cria ecoponto para
descarte de lixo eletrônico

Espaço na Avenida Papa João XXIII, no bairro
Sertãozinho, também aceitará óleo de cozinha

Fábio Munhoz
Diário do Grande ABC
14/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Moradores de Mauá passaram a contar com local para descarte de lixo eletrônico. O ecoponto da Avenida Papa João XXIII, no bairro Sertãozinho, foi aberto ontem e é o primeiro entre os oito da cidade que aceita esse tipo de material. Lá, a população pode depositar pilhas, baterias e outros equipamentos inservíveis, como televisões e computadores. Ao contrário dos demais locais, este funcionará também aos sábados.

Outra novidade é que o ecoponto do Sertãozinho será o primeiro da cidade que receberá óleo de cozinha usado. O resíduo será recolhido por ONGs conveniadas, que farão a reciclagem. A Prefeitura pretende expandir a iniciativa e remodelar os outros sete pontos de descarte do município.

“Além das readequações, pretendemos criar mais seis ecopontos. Com isso, a cidade passará a ter 14 locais, um para cada área administrativa”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana. Todo o cronograma deverá ser feito em um ano.

O titular da Pasta salienta que o depósito de resíduos será visitado por crianças de escolas públicas da cidade. “O objetivo é mostrar a importância da coleta seletiva e da destinação correta do lixo. Isso estimula a população a não sujar as ruas.” Ainda não há estimativa da quantidade de lixo eletrônico e óleo de cozinha que serão descartados mensalmente.

Antes, o ecoponto funcionava nas proximidades do Paço, ao lado da pista de skate. O local foi transferido para uma área sob viaduto por onde passa a pista central da Avenida Papa João XXIII, construída para dar acesso ao Trecho Sul do Rodoanel. O prefeito Donisete Braga (PT) pretende dar utilidade a outros espaços na mesma via que também ficam cobertos pelo elevado.

Entre as possibilidades estudadas pelo chefe do Executivo estão a transferência da sede do grupo de Bombeiros Mirins, a construção de galpão para a Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá) e até mesmo a criação de um miniterminal de ônibus – projeto que já era discutido na gestão anterior, comandada pelo também petista Oswaldo Dias.

“O que pudermos fazer no sentido de aproveitar os espaços ociosos, faremos. Esse é um espaço nobre, estamos a menos de um quilômetro do Centro”, comenta Donisete. Não foi dado prazo para definição do que será feito lá.

ILUMINAÇÃO

Foi entregue ontem a nova iluminação do Viaduto Juscelino Kubitschek e de duas praças no Jardim Oratório. Foram instaladas cerca de 60 lâmpadas. A ação faz parte do programa Ilumina Mauá, que visa acabar com pontos de escuridão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;