Cultura & Lazer Titulo
Placebo volta com 'Covers'
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
15/06/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


O álbum Covers, do Placebo, havia se tornado objeto de colecionador depois que a edição lançada em conjunto com o disco Sleeping with Ghosts (2003) se esgotou rapidamente e saiu de catálogo. O trio baseado em Londres já não integra mais o quadro da EMI desde 2007, mas a gravadora relança agora o CD. Nas lojas brasileiras, o preço médio sugerido é de R$ 25.

O álbum nada mais é do que uma compilação de faixas que a banda gravou para diversos propósitos: integrar lados B, singles ou ainda em álbuns-tributo que a banda - hoje composta por Brian Molko (voz e guitarra), Stefan Olsdal (baixo) e Steve Forrest (bateria) - participou.

Uma das coisas mais interessantes de Covers é justamente comparar as interpretações vocais originais com as de Molko, conhecido por sua entonação anasalada. O trabalho do vocalista belga é do tipo que desperta amor ou ódio. Algo como a versão andrógina de Geddy Lee, do Rush (a quem a Molko chegou a ser comparado no quesito vocal).

A faixa de abertura, gravada especialmente quando do lançamento de Sleeping with Ghosts, é bom exemplo disso. Assinada por ninguém menos que Kate Bush (que ficou famosa por conta da faixa Wuthering Heights), Running Up That Hill ganhou versão alternativa bastante interessante. Nessa época, a banda flertava cada vez mais com os ritmos eletrônicos.

Outra cantora a receber uma cover foi a irlandesa Sinnead O'Connor. Jackie, a faixa em questão, apareceu na primeira versão no single da canção This Picture. No mesmo disquinho vinha Where's My Mind?, um dos principais hits da banda norte-americana Pixies que também figura em covers.

Outras faixas que estiveram em lados B e singles estão Johnny and Mary, de Robert Palmer, 20th Century Boy, do T. Rex, Holocaust, de Alex Chilton (vocalista do Big Star, morto em março), I Feel You, do Depeche Mode e Daddy Cool, gravado pela banda Boney M.

Bigmouth Strikes Again, do The Smiths, foi lançada em 1997 e entrou também na coletânea The Smiths Are Dead. Já The Ballad of Melody Nelson, entrou em Mr. Gainsbourg Revisited, que homenageava Serge Gainsbourg. Ausência lamentável é da bela Been Smoking Too Long, de Nick Drake, lançada no single Teenage Angst (1996), que ficou de fora novamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;