Automóveis Titulo
Descolados e espaçosos
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
06/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Eles atraem pelo design, pelo espaço interno, manobrabilidade e nível de equipamentos. O recém-chegado Citroën C3 Picasso e o Kia Soul têm muito em comum, mesma faixa de preço e miram o mesmo tipo de consumidor.

Resolvemos colocar os dois descolados lado a lado, em versões com câmbio manual: o C3 Picasso Exclusive, com preço de R$ 57,4 mil, e o Soul no catálogo U.114, que custa R$ 58,9 mil.

Bonitos, eles chamam a atenção por onde passam e arrancam comentários do tipo: "Que lindo!" ou "Que estilo diferente!". Internamente, as linhas de ambos também agradam, assim como o acabamento, que conta com certo grau de requinte.

ESPAÇO

 

As dimensões também são próximas. O Soul leva vantagem internamente por ser mais largo seis centímetros. A distância entre os eixos é apenas 1 centímetro maior, mas o espaço para as pernas dos que vão no banco traseiro também é melhor. A desvantagem fica no porta-malas do coreano, com capacidade para 340 litros, ante os 403 litros do Citroën, o que dificulta acomodar as bagagens para uma viagem em família. Talvez seja necessário recorrer a um rack ou bagageiro. O Kia também não tem tampa no porta-malas, deixando os pertences dos ocupantes à mostra.

DESEMPENHO

Os dois estilosostêm sob o capô motor de 1,6 litro e 16 válvulas flexível. O do Citroën entrega até 113 cv a 5.800 rpm e torque de 15,8 mkgf a 4.500 giros com etanol, enquanto o do Kia gera 130 cv a 6.300 rpm e torque de 16,5 mkgf a 5.000 giros com o combustível de origem vegetal.

Na prática, o Soul, que além de ser mais potente pesa 95 quilos a menos, é mais ágil, respondendo prontamente aos toques no acelerador. Também se sai melhor nas subidas íngremes.

O C3 Picasso é mais lento. Sua ampla área envidraçada facilita muito a visibilidade. Já a direção, que não é elétrica como no hatch C3, mas sim hidráulica, não é tão leve quanto a do rival, eletricamente assistida.

 

EQUIPAMENTOS

Os dois modelos saem de fábrica com boa lista de equipamentos, que inclui ar-condicionado, air bag duplo, freios ABS, CD player com MP3 e comandos no volante, faróis de neblina, trio elétrico, rodas de liga leve com aro de 16 polegadas e sensor de estacionamento.

A configuração do Soul avaliada oferece ainda um recurso muito útil, a câmera de ré, que auxilia o motorista a ver o que está atrás do veículo na hora de manobrar ou sair de uma vaga.

O Citroën oferece como opcional sistema de navegação integrado ao painel, que encarece o modelo em R$ 2.400.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;