Memória Titulo MEMÓRIA
Andreenses da Vila Humaitá
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Eles sempre se reuniram, desde que os antigos campos dos arredores da Estação São Bernardo, hoje Município de Santo André, começaram a ser urbanizados, na primeira metade do século 20. Falamos da Vila Humaitá, loteamento histórico aberto na década de 1930.

As reuniões se faziam em várias frentes. A Igreja teve papel importante no coletivo. Idem o futebol. Meninos de ontem, homens experientes de hoje, eles voltaram a se reunir e a documentar o novo encontro, com o saudoso cumprimento dos congregados marianos: “Salve Maria”.

O relato e as imagens foram reunidos por Joaquim dos Santos, nascido na Humaitá, filho do saudoso líder Salvador dos Santos, ex-vereador, ex-presidente da Câmara de Santo André.

Oficialmente, os antigos congregados marianos se reuniram duas vezes: em março de 2010 e agora, em novembro último, desta feita na residência do Sr. José Giovanini. Reencontro em especial para matar a saudade e rever o padre Hildebrando, como diz Joaquim, “mola propulsora nas atividades da Congregação Mariana nos anos 1960”.

NAQUELE TEMPO...

O Sr. Valter Queiróz era o presidente da Congregação. Ele só admitia que os congregados jogassem futebol se assistissem às missas de domingo.

As partidas de futebol eram realizadas no campo localizado atrás da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, campo este pertencente à Sociedade Esportiva Humaitá.


PASTORINHAS

Hoje Memória publica duas fotos. Há uma terceira, dos músicos das Pastorinhas, atividade folclórico-religiosa que marcou época na Vila Humaitá e que agitava o bairro neste tempo natalino, avançando até o Dia dos Reis – imagem reservada para uma das próximas edições.


Em 21 de dezembro de...


1886 – Nasce a professora Hermínia Lopes Lobo, uma das pioneiras do 1º Grupo Escolar de São Bernardo, em Santo André, e hoje nome de escola na Vila Assunção.

1911 – Criadas duas novas paróquias no Município de São Bernardo, as Paróquias de Santo André e Ribeirão Pires, por decretos de dom Duarte Leopoldo e Silva, o primeiro arcebispo metropolitano de São Paulo. Até então, toda a área do atual Grande ABC era subordinada a uma única paróquia, a de São Bernardo, criada em 1812.

A Paróquia de Santo André teria como primeiro pároco o padre Luiz Capra, nomeado em janeiro de 1912.

A Paróquia de Ribeirão Pires compreendia a linha férrea formada por Mauá, Ribeirão Pires propriamente dito, Rio Grande (da Serra), Campo Grande e Paranapiacaba. Seu primeiro pároco, padre Tarciso Zanotti, tomaria posse em março de 2012.

Nota – Hoje são 100 paróquias na Diocese de Santo André, criadas a partir das três primeiras acima citadas.

1916 – O presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes, assina decreto que estabelece as zonas de delegacias regionais paulistas: Capital, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Guaratinguetá, Botucatu, Itapetininga e Araraquara. A área de Segurança pública do Município de São Bernardo (território do atual Grande ABC) fazia parte da Capital.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o presidente Wilson (Estados Unidos)</CF> consulta os países beligerantes sobre as condições de paz.

1931 – A advogada Gisela Leonor Saar nasce em Rio Grande (hoje da Serra). Além de advogada, historiadora.

1976 – Somente Vila Gerty, em São Caetano, está ornamentada para as festividades de fim de ano.
Secretarias do Grande ABC são homenageadas com coquetel no Ramada Hotel, hoje Hotel Pampas, em São Bernardo.


Diário há 30 anos


Domingo, 21 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6322

Manchete – Inflação não desanima o governo. O presidente Sarney lembrou os índices do início do ano para defender o sucesso do cruzado

Comércio – 20% de aumento nas vendas.

São Caetano – Em discussão o Estatuto do Magistério.


Hoje

Dia do Artista Profissional
Dia do Atleta


Santos do Dia

São Pedro Canísio (Holanda 1521 – Suíça 1597). Padre jesuíta. Destacou-se como um ardoroso defensor da fé católica e questionador das posturas protestantes.

Glicério
Temístocles


Município Mineiros

Sessenta e um municípios de Minas Gerais celebram seus aniversários em 21 de dezembro:

Alto Caparaó, Angelândia e Aricanduva.
Berizal, Bonito de Minas e Bugre.
Cantagalo, Catuti, Cônego Marinho, Confins e Cuparaque.

Dom Bosco.
Frei Lagonegro e Fruta de Leite.

Gameleiras, Glaucilândia, Goianá e Guaraciama.
Ibiracatu, Imbé de Minas e Indaiabira.
Japonvar, José Gonçalves de Minas e José Raydan.

Luisburgo.
Mário Campos, Miravânia e Monte Formoso.

Naque, Natalândia, Nova Porteirinha, Novo Oriente de
Minas e Novorizonte.
Olhos d’Água e Orizânia.

Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Periquito, Pingo d’Água, Pintópolis, Ponto Chique e Ponte dos Volantes.
Santa Cruz de Minas, Santa Helena de Minas, Santo Antonio do Retiro, São Domingos das Dores, São João da Lagoa, São João das

Missões, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São Sebastião da Vargem Alegre, São Sebastião do Anta, Sarzedo, Sem-Peixe e Serranópolis de Minas.

Taparuba.
Vargem Grande do Rio Pardo, Verdelândia, Veredinha e Vermelho Novo.

OUTROS ANIVERSARIANTES

No Ceará, Ararendá.

No Paraná, Ariranha do Ivaí, Bela Vista da Caroba, Diamante D’Oeste, Esperança Nova, Manfrinópolis e Rio Branco do Ivaí.

Em Tocantins, Brasilândia do Tocantins.

Em Pernambuco, Capoeiras.

No Acre, Feijó.

Na Bahia, Itapitanga.

Na Paraíba, Juru e Manaíra.

No Rio Grande do Norte, Rio do Fogo e Santa Maria.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;