Política Titulo
Aeronáutica diz que equipamentos são eficientes e seguros
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
28/06/2007 | 17:04
Compartilhar notícia


O Comando da Aeronáutica informou que os sistemas e equipamentos usados no controle do espaço aéreo brasileiro atendem plenamente aos quesitos de segurança e eficiência, permitindo que ele figure entre os melhores do mundo. Divulgada na quarta-feira, a nota faz referência a um documento elaborado em 2005 pela Aeronáutica, que afirma que os equipamentos eram obsoletos.

O documento – intitulado Plano de Desenvolvimento do Controle do Espaço Aéreo – foi entregue na quarta pela Aeronáutica à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Apagão Aéreo do Senado Federal.

A nota diz que, ao se referir à obsolescência de equipamentos, o documento “segue filosofia da Organização da Aviação Civil Internacional relacionada com a evolução de conceitos para controle do espaço aéreo”.

A Aeronáutica também informou que a tecnologia de controle empregada atualmente, por meio de radar, será substituída paulatinamente, uma vez que em todo o mundo será implantado um sistema de controle baseado em satélites.

O plano, de acordo com a nota, é uma análise estratégica do Sisceab (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), elaborada para servir de base às da Aeronáutica em médio e longo prazos, principalmente no  período de 2006 a 2009, “para o contínuo aperfeiçoamento e desenvolvimento desse sistema”.

Nesta quarta, depois de participar de reunião reservada da CPI do Apagão Aéreo no Senado, o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), brigadeiro José Carlos Pereira, informou que um documento sobre equipamentos utilizados para controle do tráfego aéreo, produzido pela Aeronáutica no fim de 2005, já havia detectado problemas no setor.

',') -->



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;