Memória Titulo Memória
A última parede da Capela São Bernardo

Os 300 anos da Capela São Caetano, os 300 anos da Capela São Bernardo...

Por Ademir Medici
04/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“São Bernardo do Campo disputa com Santo André o direito de comemorar o quarto centenário de fundação.”

Cf. A. Mariano de Campos, Folha da Noite, 6-10-1952.

Os 300 anos da Capela São Caetano, os 300 anos da Capela São Bernardo: temas para o 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017.

As duas capelinhas, obras dos beneditinos em duas das suas três fazendas aqui na região – a terceira fazenda foi a Jurubatuba, em São Bernardo – são referências históricas não só para São Bernardo e São Caetano, mas para o conjunto regional, com reflexos que extrapolam o espaço antigo da Borda do Campo para atingir pontos como São Paulo, Capital. Afinal, das fazendas beneditinas saíram tijolos, telhas, móveis e alimentos – estes do nascente cinturão verde metropolitano.

Ontem o professor Martins discorreu sobre a primeira Capela São Caetano. Hoje lembramos a Capela São Bernardo, estrategicamente erigida no ponto em que o Córrego Borda do Campo deságua no Ribeirão dos Meninos. O córrego, embutido sob as pistas da Avenida Kennedy, preserva a denominação. E uma ruazinha escondida, que começa na antiga Estrada do Vergueiro, mantém também o nome Borda do Campo.

Aliás, Borda do Campo deveria ser a denominação deste bairro são-bernardense hoje oficialmente chamado bairro Anchieta. Borda do Campo lembraria todas essas referências histórico-geográficas de um complexo de caminhos que demandavam São Paulo-Litoral, Mogi das Cruzes-Pilar Velho-Santo Amaro, Oceanos Atlântico-Pacífico pelo Caminho do Peabiru (na língua tupi, ‘pe’ – caminho; ‘abiru’ – gramado amassado). Uma grande bifurcação encoberta pela urbanização iniciada na primeira metade do século 20.

Não é um bom tema para o Congresso de Rio Grande da Serra?

SÃO BERNARDO

A Fazenda dos Beneditinos na Borda do Campo existiu entre a primeira metade do século 18 e a segunda metade do século 19, quando foi desapropriada – a exemplo da Fazenda São Caetano. Em São Bernardo foi criada a Linha São Bernardo Velho, do Núcleo Colonial de São Bernardo.

Em 1952 – apontou o morador João Rathsan, do Sítio São Bernardo Velho – ainda existia uma das paredes da Capela São Bernardo. A deputada Tereza Delta trouxe ao local nomes como o de Sérgio Buarque de Hollanda, diretor do Museu Paulista, no Ipiranga. A deputada queria comprovar que o espaço abrigara a quinhentista Vila de Santo André da Borda do Campo.

Disputava-se a primazia com Santo André, ambas as cidades interessadas em celebrar o Quarto Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo.

Imaginava-se a descoberta de urnas fúnebres e outras pistas. Escavou-se em torno da parede da capela, mas o que se achou foram alguns poucos ossos, entre eles um crânio.

A jornada mereceu reportagens dos jornais do Grupo Folha, mas não se conhecem desdobramentos. Alguns anos depois o solo foi ocupado pela indústria Equipamentos Villares e hoje ali está unidade do Carrefour.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 4 de julho de 1986 – ano 29, edição 6176

Manchete – Indústria registra queda na produção e venda de carros

Política – Câmara Municipal de Ribeirão Pires não consegue cassar o mandato do vereador Raimundo Batista Viana (PT). Maioria dos vereadores votou pela cassação (8 a 5), mas não foram atingidos os dois terços dos votos necessários.

Trólebus – A Companhia do Metrô marcou para o dia 14 o início das obras de construção de dois terminais da Rede Metropolitana de Trólebus em Santo André: na Praça 18 do Forte e no estacionamento do supermercado Jumbo, entre a estrada de ferro e o Rio Tamanduateí.

Ribeirão Pires – Obras no Centro baixo afetam trânsito das ruas do Comércio e Felício Laurito.

Em 4 de julho de...

1776 – Os representantes das 13 colônias inglesas da América do Norte, reunidos em Philadelphia, proclamam a independência dos Estados Unidos.

1916 – Pandiá Calógeras, ministro da Fazenda, defere o requerimento da Companhia Fabril São Bernardo pedindo relevação da pena em que incorreu, por não ter pago no prazo legal os impostos devidos pelos juros de suas debentures.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva franco-inglesa; tomada de Herbecourt pelos franceses; avanço dos ingleses a leste de Andre.

Hoje

- Dia Internacional do Cooperativismo.

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversário de Ibitinga e Tanabi.

- Ibitinga. Elevado a município em 1890, quando se separa de Araraquara.

- Tanabi. Elevado a município em 1924, quando se separa de São José do Rio Preto.

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversário neste dia 4 de julho: Alto Bela Vista (SC), Campo Novo do Parecis (MT), Campo Verde (MT), Curralinho (PA), Iracema do Oeste (PR), Juruena (MT), Matupá (MT), Nova Mutum (MT), Paial (SC), Paranaíba (MS), Parecis (RO), Piripiri (PI), Porto Esperidião (MT), São José do Povo (MT), Tapurah (MT), Taquari (RS) e Uruaçu (GO).

Santos do Dia

- Santa Isabel de Portugal (Espanha, 1271 – Portugal, 4-7-1336). Fundou mosteiros e obras sociais. Sustentava asilos e creches, hospitais para velhos e doentes, tratando pessoalmente dos leprosos. Declarada padroeira dos portugueses como a rainha santa da concórdia e da paz.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- André de Creta

- Oseias
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;