Questão de Emprego Titulo
Profissões do futuro
Por Lucas Nogueira
27/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Há anos, mercado de trabalho, empresas e profissionais já não são mais os mesmos e a tendência é que as mudanças sigam constantes nos próximos anos. Pensando em entender esse cenário, fizemos pesquisa com mais de 2.000 gerentes de operações de diversos países para, entre outros temas, mapear quais são os cargos do futuro na área administrativa. Se você está em dúvida sobre qual rumo dar à carreira, vou apresentar as cinco funções que devem ser mais demandadas. Mas não se esqueça: sua escolha não deve ser pautada apenas por tendência do mercado. É fundamental que se identifique com a oportunidade, pense no longo prazo e não se guie apenas por salários.

1 – Especialista em e-commerce/ gerente de compras online
É responsável por organizar o formato do negócio, estruturar o site e definir o portfólio de produtos ou serviços. Em grandes varejistas, também cuida de todo o canal de vendas, incluindo precificação, ciclo de entrega e satisfação do cliente. Para ocupar o cargo é preciso ser arrojado e multitarefa, com forte viés na área comercial, visão de negócio e rentabilidade. Cargo é voltado a profissionais de administração, engenharia e logística.

2 – Gerente de e-learning
Atua no gerenciamento de treinamentos de cursos virtuais oferecidos pela empresa, que podem ser contratados de outras instituições de ensino ou elaborados internamente. O perfil mais demandado é por profissionais da área de recursos humanos, que sejam analíticos e conheçam outros idiomas. Para profissionais de outras áreas que queiram migrar, há cursos técnicos para essa especialidade, com certificações curtas.

3 – Consultor de transformação digital
É responsável pela interface de migração dos meios tradicionais para digitais, incluindo estratégia de redes sociais. Esse profissional pode ter formação em TI, marketing, publicidade ou jornalismo. É esperado ainda que ele tenha alto domínio de tecnologia e seja comunicativo e analítico.

4 – Assistente virtual
Atua como assistente técnico ou secretário, mas na modalidade home office, dando suporte para uma ou mais empresas. Em geral, a demanda é por profissional com formação técnica ou graduação em secretariado ou administração. Avalio que seja a função com mais oportunidades para quem está em começo de carreira.

5 – Gerente de customer experience
Similar ao gerente de atendimento ao cliente, tem como foco o que pode ser feito para melhorar a experiência do cliente no futuro, além de atrair novos compradores e fazer pesquisas para desenvolver ações de melhorias. As características exigidas desse profissional lembram as de gestor de vendas, com visão de mercado focada em ampliar a participação da empresa. É preciso possuir senso de dono e ter boa capacidade analítica.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;