Internacional Titulo
Paraguai: polícia será afastada do Parlamento
Por Do Diário do Grande ABC
27/03/1999 | 14:36
Compartilhar notícia


Os parlamentares paraguaios obtiveram garantias de que a polícia será afastada da vigilância da zona do Senado que começará a julgar neste sábado o presidente paraguaio, Raul Cubas, informaram fontes eclesiásticas.

A custódia do setor será encarregada às forças armadas, com maior tradiçao institucional, informou um representante da Igreja Católica, após reuniao com o ministro do Interior, Carlos Cubas, irmao do presidente.

A reuniao ocorreu após um dia de violentos confrontos entre jovens e camponeses que faziam uma vigília para proteger o Parlamento com forças policiais e partidários de Cubas e seu padrinho político, o ex-general golpista Lino Oviedo. Pelo menos quatro pessoas morreram nos confrontos e cerca de cem ficaram feridas (onze gravemente), segundo fontes oficiais e médicas.

Os confrontos entre manifestantes "pró" e "contra" Oviedo ocorreram diante da indiferença da polícia. O Congresso, dominado por uma dissidência do Partido Colorado (governista), aliado à oposiçao, pediu que a segurança dos parlamentares fosse encarregada à Marinha. Esta força terá a responsabilidade pela segurança da sessao, nao somente durante o julgamento de "impeachment", informaram parlamentares consultados pela imprensa.

Neste sábado, durante a sessao na qual os advogados de Cubas apresentarao sua defesa, os manifestantes anti-governistas se reunirao em frente à catedral, a poucos metros do Senado.

Até o momento, o acesso ao setor estratégico é controlado pelo exército, mobilizado nesta sexta por Cubas para guardar a ordem em Assunçao.

Segundo fontes jornalísticas, o comandante a cargo da operaçao pertenceria ao meio de Oviedo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;