Esportes Titulo Decisão
Ramalhão vai atrás do tetra da Série A-2

Depois do acesso para a elite do Paulista,
time fica de olho em vaga na Copa do Brasil

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
07/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC:


O trabalho de um semestre inteiro será posto à prova hoje, às 19h, quando Mirassol e Santo André fazem a final da Série A-2, no Estádio José Maria de Campos Maia, no Interior – a decisão será em jogo único e na casa do Leão, que tem melhor campanha. Apesar de os times entrarem em campo mais leves, já que o acesso para a elite foi alcançado por ambos, está em disputa, além do título, a vaga na Copa do Brasil de 2017.

O Santo André, fundado em 1967, vai atrás do seu quarto título da Série A-2, já que foi campeão também em 1975 (sem acesso), 1981 e 2008, além de ostentar três vice, em 1974, 1979 e 2001. Já o Mirassol, clube com 91 anos de história, chega à final pela primeira vez – o único acesso foi em 2007, quando terminou em terceiro.

Contrapondo o que diz a história, os mirassolenses entram em campo com status de favoritos por terem terminado a primeira fase em melhor condição – terceiro contra oitavo –, além de terem vencido os quatro jogos do mata-mata – o Ramalhão venceu dois e empatou dois. Além disso, têm a melhor defesa do torneio, com apenas 16 gols sofridos em 23 partidas, sendo que em dez não foi vazado. Já o Santo André evoluiu defensivamente na reta final, mas sofreu, ao todo, 20 gols.

O que dá confiança ao andreense é que no único encontro entre as equipes, na primeira fase, o Ramalhão venceu por 2 a 0, no Bruno Daniel, em partida que marcou a estreia do técnico Toninho Cecílio. De lá para cá o time arrancou e conseguiu o tão sonhado acesso.

“Vejo muitas semelhanças em relação ao confronto da primeira fase. Os times são os mesmos, mas agora é fora de casa. Temos de fazer jogo equilibrado, saber agredir e ter consistência defensiva. Qualquer erro é letal, porque não dá para reagir. Vamos precisar chegar mais no ataque, criar jogadas, achar o ponto certo de ofensividade”, constatou Toninho Cecílio, que ressaltou a importância do duelo. “Além da vaga na Copa do Brasil é um título que entra para a galeria do clube.”

No Santo André, o desfalque é o lateral-esquerdo Paulo, suspenso, que deve ser substituído por Pedro Henrique. Apodi retoma a vaga na lateral direita, na vaga ocupada por Dudu Vieira. Já no Mirassol, o técnico Moisés Egert não poderá contar com os laterais-esquerdo Luiz Fernando e Marcílio. Já os atacantes Betinho e Júlio César são dúvidas.  

Santo André garante concentração total

Engana-se quem acha que o Santo André está satisfeito com o acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista. Depois de viver fase ruim durante a Série A-2 e correr sério risco de ficar de fora do mata-mata, o time cresceu na reta final e o foco é derrotar o Mirassol, hoje, às 19h, no Estádio José Maria de Campos Maia, no Interior, para conquistar o título.

Um dos jogadores mais animados com a possibilidade de ser campeão é o meia Branquinho. Além de liderar a equipe dentro e fora de campo, ele vem dizendo desde a apresentação que queria conquistar o troféu para marcar seu nome na história do Santo André. Além disso, em caso de êxito, ele, que é o capitão, é quem será o responsável por erguer a taça.

“Quero ser campeão. Estou focado na busca do título. Não só eu, mas nosso grupo está concentrado e sabe da importância do jogo de sábado (hoje). Conquistamos o primeiro objetivo, que foi o acesso, mas para o atleta ficar marcado na história do clube ele tem de conquistar títulos, vejo desta maneira. Ficou aquele gostinho amargo de 2010 (quando estava no time vice-campeão Paulista), então quero terminar essa campanha com chave de ouro e levantar a taça”, comentou Branquinho.

O pensamento do meia é compartilhado pelo técnico Toninho Cecílio, que começou a semana menos enérgico, mas garantiu que até a hora do jogo ele e o time estarão completamente ligados para conquistar o título. “Vamos estar com as mesmas concentração e ambição que estamos apresentando nesta reta final. Não abro mão disso. Falei com os jogadores e tenho absoluta confiança que isso vai acontecer. Vamos fazer o possível para trazer esse título”, garantiu o treinador.

Prova da vontade do Ramalhão em ser campeão é que, assim como ocorreu antes da semifinal contra o Barretos, o clube antecipou a viagem ao Interior e desembarcou quinta-feira em São José do Rio Preto, que fica bem próximo a Mirassol. A ideia é proporcionar maior descanso e melhor alimentação aos jogadores.

“Profissional vive de conquistas. Queremos dar ao Santo André esse título e a vaga na Copa do Brasil. Já que chegamos, precisamos fazer valer a pena. Decisões são ganhas no detalhe, com muita tensão, muito estudo do adversário, não pode ser um jogo sem responsabilidade. Por isso estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance”, finalizou Toninho Cecílio.

Decisão será exibida em telão no Paço

O torcedor do Santo André que não puder encarar os 478 quilômetros que separam a cidade do Grande ABC de Mirassol, local da decisão de hoje contra o time da casa, terá a chance de acompanhar a final da Série A-2 da Praça 4º Centenário, em frente à Prefeitura. Já está montada a estrutura que irá transmitir o confronto por telão a partir das 18h – a bola começa a rolar às 19h. A estrutura é bem parecida com a que foi usada para exibir alguns jogos durante a Copa do Mundo, em 2014.

Dezenas de torcedores, porém, decidiram encarar as mais de seis horas até Mirassol para demonstrar o apoio ao Ramalhão. No total, seis ônibus sairão do Grande ABC com destino à cidade do Interior – quatro do Bruno Daniel, um do Paço e outro da sede de uma das organizadas do Santo André.

A presença dos andreenses será importante porque o Estádio José Maria de Campos Maia deve receber grande público. Isso porque se esgotaram todos os 8.000 ingressos disponíveis para a torcida local por meio do Projeto Futebol Sustentável, que consiste na troca de duas garrafas PET por um bilhete. Aos andreenses foram disponibilizadas 2.000 entradas.

EDIÇÃO ESPECIAL
O Diário fará grande cobertura da partida, com três profissionais sendo deslocados até Mirassol. Além de quatro páginas de material, a edição de amanhã trará o pôster do Santo André, independentemente do resultado da final.

FPF divulga seleção da Série A-2 e põe Xuxa como craque da competição

A Federação Paulista divulgou ontem a seleção da Série A-2, escolhida pelos jornalistas. Como o Diário havia antecipado, o Santo André contou com o zagueiro Diogo Borges e o meia Branquinho, enquanto o São Caetano teve o lateral-esquerdo Bruno Recife. O time é composto pelos oito times que avançaram ao mata-mata e o melhor treinador foi Moisés Egert, do Mirassol.

Ainda estão na seleção o goleiro Felipe (Bragantino), o lateral-direito Carlinhos (Taubaté), o zagueiro Reniê (Mirassol), os meias Norton (Barretos), Xuxa (Mirassol) e Raphael Toledo (Batatais); além dos atacantes Tiago Santos (Bragantino) e Eliandro (Batatais). O prêmio de craque da competição ficou com o meia mirassolense Xuxa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;