Esportes Titulo
Pátria-mãe do futebol coloca tradição em campo
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
09/04/2006 | 09:09
Compartilhar notícia


Se o Brasil é o pentacampeão mundial, a Inglaterra, com um só título, pode considerar-se a pátria-mãe do futebol. As origens do esporte mais popular remontam muito antes do que se convencionou denominar de futebol moderno, no Século XIX. Cerca de oito, nove séculos antes, normandos e bretões, povos de influência marcante na formação da Grã-Bretanha, já praticavam um esporte que pode ser considerado o precursor do futebol. Os bretões chamavam-no de soule, e os normandos de choule, mas de significado semelhante - sol. Afinal, era praticado com objeto redondo e, no lançamento para o alto, apresentava como simbologia a proximidade com uma divindade suprema.

Dois grupos disputavam a posse do objeto, mas somente a partir dos séculos 12, 13, começou a ganhar alguma forma de regulamentação, como espaços demarcados para a sua prática, além da liberdade para uso de pés e mãos, estas somente para receber a bola. Na mesma época, no entanto, dada a violência dos confrontos, que já não estava restrito às classes populares, mas envolvia a realeza militar e civil, os soberanos resolveram proibir o que seria o futebol.

Demorou pelo menos seis séculos para que o esporte voltasse com a intensidade que tornaria definitiva a sua presença em todo o mundo. O dia que dividiu a face do futebol foi o 26 de outubro de 1863, quando 11 representantes de clubes e universidades, fundaram a Football Association na Freemason's Tavern, em Londres. A histórica reunião deu contornos sólidos à prática do futebol, como decisões relacionadas à dimensão dos gramados e localização dos gols.

Mais antiga - Nove anos depois, surgiu o primeiro campeão do esporte no mundo todo. E foi da Copa da Inglaterra (a FA Cup), até hoje a mais antiga das competições em disputa, vencida pelo The Wanderers, que repetiu a conquista em 1873, além de um tricampeonato, de 1876 a 1878. A presença universitária também era intensa, tanto que em 1874 o título ficou com a prestigiosa Oxford University.

O Campeonato Inglês também é do final do século 19. A primeira edição é de 1889, vencida pelo Preston North End, hoje nas divisões de acesso, e que repetiria a conquista em 1890. A primeira edição contou com a participação de equipes que atualmente disputam a Premier League, como Blackburn Rovers, Aston Villa, West Bromwich, Bolton e Everton. Dos times mais conhecidos, o Everton, de Liverpool, é o primeiro campeão de que se tem conhecimento. Venceu a edição de 1891, dez anos antes de o seu o maior rival, o Liverpool, ganhar pela primeira vez. O Manchester United conseguiria o seu primeiro título em 1908, e o Arsenal, em 1931.

Das grandes forças do momento na pátria-mãe do esporte, o Chelsea foi o último a obter um campeonato, em 1955, o que somente seria repetido em 2005, especialmente com a aquisição de seu controle acionário pelo bilionário russo Roman Abramovich. E dos tempos da Freemason's Tavern, a diferença hoje é, de fato, a capacidade financeira do futebol inglês, sem paralelo no universo da bola.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;