Esportes Titulo
Copa revela talentos do futebol do Grande ABC
Especial para o Diário
31/10/2005 | 09:05
Compartilhar notícia


O sonho e o talento sempre estiveram presentes. Seja nas partidas de várzea, seja nas peladas disputadas nas ruas. Willi Davi Alves Chaves e Victor Felipe Ramos poderiam ser meninos como tantos outros que almejam um futuro no mundo do futebol, mas não são. Os garotos da região do Grande ABC souberam aproveitar uma oportunidade e hoje estão mais perto da realização de seus sonhos. Os dois participaram da SuperCopa CompreBem e hoje se destacam na equipe do Pão de Açúcar Esporte Clube.

A SuperCopa CompreBem é um campeonato de futebol realizado anualmente, que tem como objetivo dar oportunidade para jovens carentes se tornarem craques do futebol ou do varejo. Este ano, 9 mil meninos com um sonho em comum fizeram suas inscrições nas lojas CompreBem, entre eles 1.095 da região do Grande ABC.

Diadema foi a cidade campeã em número de inscritos - 517. É de lá também que veio o craque Victor Felipe Ramos. O atacante entrou para a equipe do Pão de Açúcar em 2004 e desde então mora no Centro de Treinamento e só volta para casa nos finais de semana. "No começo foi estranho, mas já tinha experiência em morar sem meus pais", diz o menino, que antes de participar das peneiras para a equipe morou três meses em Santa Catarina, jogando no Atlético Catarinense.

"Quando voltei de lá (Santa Catarina) falei que ía parar de jogar bola e ficar só estudando, mas meu avô viu a propaganda da copa e fez minha inscrição, eu passei pelas peneiras e acabei sendo escolhido". E o avô do menino não podia ter feito melhor. Victor treina há quase dois anos. Para continuar na equipe, o atleta precisa tirar boas notas na escola e graças aos treinamentos, já ganhou sete quilos em massa muscular.

"Aqui tem uma estrutura que muitos clubes não têm. É uma chance que não se pode jogar fora, é uma vitrine", resume o garoto do Jardim Campanário. Willi Davi Alves Chaves, de São Bernardo, concorda com o colega. "Aqui o treino é pesado, tem treino físico, tático, técnico. É mais uma porta aberta para realizar meu sonho que é ser goleiro profissional".

Evolução – Willi participou da Copa em 2004 e integrou a equipe em 2005. O goleiro deixou para trás cerca de 40 outros meninos que tinham o mesmo sonho e este mês foi reavaliado e elevado ao time juvenil.

"É impressionante ver a evolução desses meninos, é um crescimento muito grande", diz o presidente do Pão de Açúcar Esporte Clube, Fernando Solleiro. Foi Fernando, junto com Abilio Diniz, quem vislumbrou a possibilidade da formação de uma equipe de futebol e de um grande centro de treinamento. Os dois procuraram o ex-técnico e ex-dirigente da Pirelli e da Parmalat, José Carlos Brunoro, e lhe contaram a idéia.

"Esse é o projeto que eu sonhava. Sem vícios, com foco esportivo e social. Quando fui convidado para trabalhar aqui isso ocupava 50% do meu tempo. Hoje ocupa 150%. A coisa mais alegre e feliz que tenho hoje é esse projeto", diz Brunoro. E não é para menos, além da evolução dos atletas, Fernando e Brunoro acompanham de perto o desenvolvimento pessoal dos selecionados. "Tenho meninos aqui que não querem voltar para casa nos finais de semana porque lá muitas vezes não tem comida. Aqui temos a oportunidade de transformar a vida dessas pessoas e nossa idéia é essa: transformar a vida dos garotos, seja no futebol, seja no varejo. O melhor de tudo é saber que todos que saíram daqui saíram melhor do que entraram".

Entre os 172 meninos selecionados pelo projeto anualmente, 72 vão para a equipe de futebol e outros 100 participam de um curso de iniciação no mercado varejista. Após o curso, os meninos passam por outra seleção e podem conseguir o primeiro emprego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;