Setecidades Titulo Às quartas-feiras
Posto do IML funcionará por duas horas em Mauá

Atendimento semanal será prioritário para mulheres vítimas de violência doméstica

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
22/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá inaugurou ontem, na sede da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Rua Manoel Pedro Júnior, 334, Vila Bocaina, posto avançado do IML (Instituto Médico Legal). O equipamento irá atender, uma vez por semana e por período de duas horas, pessoas que necessitem realizar exame de corpo delito. O atendimento será preferencial para mulheres vítimas de violência doméstica.

A partir do dia 28, em todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, munícipes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terão a unidade como alternativa ao atendimento prestado pelo IML de Santo André, que vai enviar o médico-legista para o espaço cedido pela Prefeitura.

O prefeito Atila Jacomussi (PSB) destacou que ter novamente posto do IML na cidade é desejo antigo e que o objetivo é encorajar as vítimas de violência de gênero para que possam denunciar os agressores. “Muitas não têm condições financeiras de ir até Santo André e dependem de seus companheiros para isso.”

O delegado titular do 1º DP (Centro), Alberto Mesquita, explicou que os casos em que a perícia não precise ser feita no momento do registro do boletim de ocorrência serão atendidos em Mauá mediante agendamento. Os demais seguem tendo Santo André como referência.

Mauá aguarda pela reinauguração do IML da cidade, com retomada do serviço de verificação de óbito, desde 2013. A última data prevista era julho de 2018, mas o local que deveria abrigar o serviço, no Cemitério Santa Lídia, ainda depende de obras e adaptações, de responsabilidade da Prefeitura. A SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado informou que a estrutura para o IML será cedida ao término das intervenções. A Prefeitura estima que o IML será inaugurado no próximo ano.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;