Internacional Titulo
Cúpula israelense-palestina continua a portas fechadas nos EUA
Por Do Diário do Grande ABC
15/07/2000 | 13:28
Compartilhar notícia


As negociaçoes de Camp David entre israelenses e palestinos continuam neste sábado num ritmo tranqüilo, no quinto dia de conversaçoes, em pleno Sabbat judeu.

O presidente Bill Clinton planeja permanecer neste sábado em Camp David, a residência de campo presidencial em Maryland, onde se encontram o primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, e o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat.

Mas neste quinto dia de cúpula, as conversaçoes se desenvolverao de modo informal, em virtude do Sabbat, o dia de descanso da tradiçao judaica.

Na sexta-feira, a Casa Branca informou que as negociaçoes estavam distribuídas por pequenos grupos de trabalho, para buscar consenso nos temais mais espinhosos que bloqueiam um acordo.

``Estes sao temas difíceis', disse o porta-voz da Casa Branca, Joe Lockhart, numa coletiva informal com a imprensa, em referência a assuntos como o futuro de Jerusalém, as fronteiras de um Estado palestino, o destino de 3,7 milhoes de refugiados palestinos e das colônias judaicas nos territórios ocupados, assim como as garantias de segurança para Israel.

``Sao (temas) muito sérios (...) num momento em que as discussoes se tornam mais tensas', afirmou.

Os funcionários norte-americanos resolveram que neste sábado nao haverá outra coletiva sobre o desenvolvimento da cúpula de Camp David.

Lockhart tem evitado qualquer comentário sobre as tensoes da cúpula, depois que uma alta fonte palestina disse em Gaza que Arafat havia ameaçado abandonar Camp David, em resposta a um documento apresentado pelos Estados Unidos, acusado de pró-israelense.

``Fazer comentários violaria as regras fundamentais de discriçao' sobre as negociaçoes, declarou Lockhart na sexta-feira, garantindo nao ter visto ``ninguém arrumando as coisas para sair' da cúpula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;