Esportes Titulo Em nome da paz
Lula pede jogo Brasil x Israel/Palestina
Por
23/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a realização de amistoso no próximo ano da Seleção Brasileira de Futebol contra um combinado de jogadores israelenses e palestinos. Em entrevista no domingo na sede do PT em Brasília, onde participou da votação para a escolha da nova diretoria do partido, ele relatou que os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, demonstraram em encontros recentes "simpatia" pela ideia de um Jogo da Paz, que seria disputado em campo neutro.

O amistoso seria nos moldes da partida entre Brasil e Haiti, que aconteceu na cidade de Porto Príncipe, em agosto de 2004. "Já há disposição dos dois (Shimon Peres e Mahmoud Abbas) de montar uma seleção meio a meio", disse Lula. "Se derem colher de chá, até eu posso jogar de centroavante", brincou o presidente, antes de falar sério novamente. "E se acontecer, será uma coisa muito importante."

Lula disse que ainda falta convencer o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a incluir o amistoso no calendário de 2010 da seleção - no ano que vem haverá a Copa do Mundo na África do Sul, entre junho e julho. Lula pretende realizar a partida entre 10 e 16 de março, período em que fará um giro pelo Oriente Médio. Shimon Peres e Mahmoud Abbas, porém, não tomaram decisão sobre o assunto.

Diplomatas e assessores do governo brasileiro avaliam que há série de obstáculos políticos e de segurança para a realização do jogo proposto por Lula. Os defensores da ideia, no entanto, observam que a formação de um combinado de jogadores de Israel e Palestina não seria algo inédito e tão arriscado assim. Em 2006, israelenses e palestinos disputaram juntos um amistoso contra a seleção da Andaluzia, em Sevilha - o time da casa ganhou por 3 a 1.

Um amistoso contra a Seleção Brasileira em março seria grande evento para os torcedores de Israel e da Palestina, que viram o fracasso de suas seleções nas eliminatórias para a Copa de 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;