Esportes Titulo Paulistão
Santos e Palmeiras fazem duelo de artilheiros na Vila

As equipes se enfrentam às 18h10, na Vila Belmiro, na primeira partida semifinal do Campeonato Paulista

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Santos e Palmeiras iniciam neste sábado o duelo por uma vaga na final do Campeonato Paulista. As equipes se enfrentam às 18h10, na Vila Belmiro, na primeira partida semifinal, e colocam frente a frente os dois artilheiros do último Brasileirão: Keirrison e Kleber Pereira.

Cada um a seu estilo, ambos marcaram 21 gols e provaram que têm faro de gol. No Paulistão, o veloz palmeirense leva vantagem sobre o homem de área santista e já anotou 12 gols, contra oito do rival.

No que depender dos números, o jogo deste sábado promete ser recheado de gols: o time da Capital já marcou 38 vezes no Estadual, e o da Baixada, 28.

No confronto entre as equipes na primeira fase, quando o Verdão bateu o Peixe por 4 a 1, Keirrison marcou duas vezes e Kleber Pereira anotou o de honra do Alvinegro.

Aliás, o atacante do Palmeiras está acostumado a fazer gols no adversário. Pelo Coritiba, no Brasileiro de 2008, marcou sete em dois jogos. Contados os dois deste ano, ele já soma nove em três encontros.

"Não sei o que acontece que sempre marco diante do Santos. Não tenho nada contra eles, mas as oportunidades aparecem e costumo aproveitar. Acho que dou sorte", disse o palmeirense. "Mas não sou de prometer gols", emendou.

Reedição - As equipes reeditam neste sábado a semifinal do Estadual de 2000. Assim como neste ano, o Palmeiras vivia melhor fase e jogava por dois empates. Mas, depois do 0 a 0 no primeiro jogo, o Santos levou a melhor no segundo (3 a 2) e foi à final.

"Naquele ano também não jogávamos com a vantagem do empate e superamos o favoritismo do Palmeiras. O importante é reconhecer a força do adversário e manter o espírito de superação que demonstramos na reta final da competição", disse o goleiro Fábio Costa, único santista remanescente de 2000. (Com Agências)

Peixe deixa mal-estar de lado no clássico

A troca de farpas entre o atacante Kleber Pereira e o técnico Vágner Mancini não deve interferir no Santos para o clássico deste sábado. O jogador, que viajou para Maceió e viu das tribunas de honra o empate da equipe contra o CSA pela Copa do Brasil na quarta-feira, criticou ter sido levado inutilmente ao Nordeste, em uma viagem desgastante. Inicialmente, o treinador não quis acreditar que seu atleta teria confrontado sua decisão, e depois deixou claro que quem manda no Peixe é ele.

Problemas à parte, a ordem no time é uma só: focar o Palmeiras. "Nossa equipe está muito bem preparada e concentrada no que temos de fazer para conseguir o que queremos. Agora é a hora de passar por cima do cansaço e buscar a vitória nesses jogos decisivos. Estamos confiantes, mas sempre respeitando o adversário", afirmou Vágner Mancini.

O volante Robertu Brum tem discurso semelhante ao do treinador e adianta que desde já não deve haver qualquer tipo de desculpa por parte dos jogadores santistas quanto ao desgaste da viagem a Alagoas.

"Quem joga no Santos não pode reclamar disso. Temos toda a estrutura necessária que o clube oferece, com nutricionista, hotel e tudo que um atleta precisa para fazer o melhor. Por isso, temos de descansar nesse tempo que nos resta e focar as atenções no jogo contra o Palmeiras. Temos de olhar para frente e ir em busca da vitória", comentou Brum.

E para buscar o resultado positivo no primeiro jogo e acabar com a vantagem do adversário em jogar por dois empates, o Santos terá um apoio especial vindo das arquibancadas. A torcida esgotou a carga de 18 mil ingressos ainda na quinta-feira - os palmeirenses tiveram direito a 1.259 entradas.

Vágner Mancini não poderá contar neste sábado à noite com o zagueiro Fabiano Eller e com o lateral-direito Luizinho, suspensos. Quem deve aparecer na zaga é Astorga, que fez sua estreia contra o CSA e agradou ao treinador. Já na direita, o polivalente Pará será deslocado para a posição. (Com Agências)

‘Empate já seria bom', diz Diego Souza

Com a vantagem de decidir a segunda partida da semifinal do Campeonato Paulista no Palestra Itália, o Palmeiras pensa em, no mínimo, não perder neste sábado, na Vila Belmiro. Para o meia Diego Souza, um empate já estaria de bom tamanho.

"Estamos passando por um mês que é cheio de decisões e começamos bem (vitória sobre o Sport, por 2 a 0, em Recife, pela Libertadores). Mas chegar à Vila Belmiro e, de repente, conseguir um empate já seria um bom resultado. Claro, vamos entrar para conquistar a vitória, mas não podemos menosprezar a igualdade", afirmou.

Dividido entre a competição internacional e a estadual, Diego Souza admite que é a hora de ter foco no Paulistão. "Agora é o momento de esquecer a Libertadores e pensar somente no Santos. Domingo (amanhã) voltamos a falar sobre Libertadores." (Com Agências)

 

Palmeirenses creem em jogo diferente ao da primeira fase

No primeiro encontro das equipes pelo Paulistão deste ano, na sexta rodada, goleada do Palmeiras no Palestra Itália por 4 a 1. O Verdão vivia grande fase, invicto, enquanto o Peixe tentava se encontrar, ainda sob o comando do técnico Márcio Fernandes.

Agora, os times atravessam momentos diferentes e, em função disso, os atletas palmeirenses não acreditam em jogo fácil. "Será totalmente diferente. O Santos cresceu bastante, o nosso time também está com espírito maior depois de vencer o Sport (Libertadores). Agora é decisão", afirmou o zagueiro Maurício Ramos.

Quem divide a mesma opinião é o zagueiro Edmilson. "É seguro que vai ser diferente. O Santos ficou motivado com a classificação na última hora. Agora é outro clima", comentou o pentacampeão mundial.

Para não ter surpresas, o time cobra uma forte marcação, especialmente em Kleber Pereira. A preocupação com o atacante santista, no entanto, não é única. "Precisamos nos preocupar com o Kleber Pereira e com todo o time do Santos", alertou Keirrison. (Com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;