Política Titulo Irregularidades
Vereadores de Diadema devolvem vale-refeição
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
28/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os 17 vereadores da Câmara de Diadema já começaram a devolver os cartões de alimentação à mesa diretora da Casa. A medida foi tomada para tentar desvincular o nome dos políticos a possíveis irregularidades no cumprimento da liminar que suspende os benefícios de 13º salário e vale-refeição.

A decisão ocorreu um dia após o Diário revelar que os parlamentares descumpriram a decisão judicial e receberam a quantia para alimentação, mesmo depois da intimação.

O secretário de Assuntos Jurídicos-Legislativos da Casa, Roberto Viola afirmou que os vereadores "optaram" por entregar os cartões de recarga. "Mais da metade já entregou seus cartões, mas é bom ressaltar que aqueles que não entregaram já não estão usando o benefício." A entrega dos cartões é protocolada na Secretaria Administrativa da Câmara.

Viola não confirmou o número de vereadores que realizaram a recarga, mas disse que "três ou quatro" admitiram o recebimento. O vereador Lauro Michels (PSDB) foi um dos que confirmaram o benefício irregular. "Não sabia da liminar e recarreguei, mas devolvi o cartão para a mesa diretora."

Márcio Paschoal Giudicio, o Márcio da Farmácia (PSDB), não soube informar nem mesmo o paradeiro do cartão, segundo ele "utilizado apenas para o auxílio dos funcionários do gabinete". "Esse cartão não fica comigo, não uso o recurso", pontuou o tucano.

Marion Magali de Oliveira (PTB), Talabi Ubirajara Cerqueira Fahel (PSC), José Francisco Dourado (PSDB) também desconheciam a recarga. A resposta foi a mesma: "Funcionários fazem a recarga do recurso no setor de RH (Recursos Humanos)."

 

Visita ao promotor -  O presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), e Viola estiveram ontem no Fórum de Diadema e conversaram com o promotor Jairo Edward De Luca e o juiz Helmer Augusto Toqueton Amaral, responsável pela liminar que suspendeu os benefícios aos vereadores,.

O promotor revelou que a conversa informal tinha o intuito de desfazer suposto mal-entendido sobre o descumprimento da decisão judicial.

"Fomos até lá para dizer que não houve qualquer intenção por parte dos vereadores de descumprir a medida judicial. Todos que recarregaram os cartões e utilizaram o benefício, vão restituir a quantia, o mais rápido possível", justificou Viola.

Segundo o promotor, os vereadores devem entregar a justificativa na próxima semana. Assim que receber as explicações formais dos parlamentares, o Ministério Público deverá estudar a aplicação da multa, de R$ 1.000, para cada vereador que recebeu o vale-refeição após ter sido notificado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;