Memória Titulo Memória
Dona Ilda e o bairro Cafezal

Esta 2ª Semana São Bernardo 2014 possibilita ouvir uma nova depoente...

Por Ademir Medici
31/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Esta 2ª Semana São Bernardo 2014 possibilita ouvir uma nova depoente, Ilda dos Santos Rocco, a rainha do comércio da Rua Marechal Deodoro, que este ano completou 80 anos de vida e de São Bernardo.

Meninota, dona Ilda testemunhou o cotidiano do banqueiro Wallace Simonsen na Chácara Silvestre; madura, ela e o filho Ricardo deram força a um novo bairro da cidade, o Núcleo Cafezal, no início da Estrada do Montanhão.

José Leopoldino de Melo, o Zé da Areia, que nos apresentou dona Ilda, é testemunha: “Ricardo sempre ajudou a gente. Vim buscar os primeiros sacos de cimento aqui para construir a nossa sede. Não conhecia o Ricardo. Ele se tornou meu amigo. Hoje o que tem na Associação é trabalho social. A escola. Tudo graças ao Ricardo Rocco e à dona Ilda. Ricardo foi várias vezes lá. Fizemos um café da manhã para ele. Dona Ilda, vamos dar um jeito de levar ela lá.”

Dona Ilda ouviu, toda tímida, a fala do Zé da Areia. Depois retomou a gravação das suas histórias, com uma declaração de amor a sua cidade: “Amo São Bernardo.”

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 14

Tripé integrado

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

O Arquivo Público do Estado de São Paulo teve, em 2010, o seu primeiro concurso público em quase 400 anos de história. Até então a equipe não era formada por servidores de carreira. O vínculo era precário.

Um segundo passo foi a liberação de recursos para a construção do prédio do Arquivo: espaço para guardar a memória do governo do Estado de São Paulo e disponibilizá-lo para pesquisa pública.

O Arquivo é o repositório de informações estratégicas de governo, não um depósito de papel velho. Muda o conceito.

Queremos que o município trabalhe com esse tripé integrado: política de gestão documental, de preservação e de acesso.

Esse patrimônio arquivístico pertence à sociedade. Não é do órgão produtor, o governo. Precisa estar disponível à sociedade.

Amanhã, a 15ª aula

Tudo é muito novo

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 31 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5611

Manchete – Senado aprova 100% do INPC para todos os salários; inflação sobe para 219,3%

São Bernardo – Mais de 15 mil na abertura dos Jogos Escolares, em desfile realizado no Estádio 1º de Maio.

Diadema – Câmara aprova criação do sacolão.

Música – Zé Geraldo lança o seu quinto LP: Sol Girassol. Hoje, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia – Dinheiro some do cofre da igreja de Santo Antônio, em Ribeirão Pires.

Hoje

- Dia Nacional do Nutricionista

- Dia Nacional do Outdoor

- Dia dos Catequistas

- Dia das Obras Pontifícias

Em 31 de agosto de...

1914 – A Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: um discurso do Sr. Winston Churchill; o almirante Boué Lapeyrèse assume o comando da esquadra anglo-francesa do mediterrâneo; a incursão alemã na França.

- O cruzador alemão Dresden põe a pique o navio inglês Hollywood. O atentado passa-se a 100 milhas das costas do Rio Grande do Sul.

1924 – Mario dos Santos Simões, do Câmera Clube de Santo André, nasce em Paranapiacaba.

1929 – Inaugurada a sede da AA Almirante Saldanha da Gama, em São Caetano, com a entrega dos prêmios aos clubes mais populares da cidade, Adelinas e o próprio Saldanha da Gama.

1944 – Adolpho Ferreira morre em Mauá. Poeta. Viveu no casarão bandeirista – hoje sede do Museu Municipal – a quem dedicou um de seus poemas.

1969 – Espetáculo pirotécnico na Praça Lauro Gomes marca o encerramento das comemorações de aniversário de São Bernardo.

Clube de Campo do ABC promove o Baile da Saudade, com Francisco Petrônio, Os Seresteiros e o Clube da Saudade da Lapa.

Santos do dia

Na foto, Raimundo Nonato (Espanha: Portel, 1200 - Cardona, 1240). Cardeal. Recebeu o nome de Nonato (do latim nom natus, isto é, não nascido) porque sua mãe morreu antes de dá-lo à luz e ele precisou ser extraído do corpo já inerte. É por isso invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras. Dedicou-se à libertação dos escravos da Espanha, sob o domínio muçulmano.

São Raimundo Nonato tem história no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Uma história que nasce com os moradores do bairro que vieram de Várzea Alegre (Ceará). São tantos estes moradores que uma comunidade foi formada para aglutiná-los.

Uma imagem de São Raimundo Nonato chegou a Ferrazópolis em 9-11-1980, trazida de Várzea Alegre pelo padre José Motta Mendes. A imagem possui 1,20 metro, trabalhada nas cores branca, verde e vermelha.

- Adolfo

- Agnofelda

- Amado

- Aristides

Município Mineiro

Hoje é o aniversário de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cujo padroeiro é um dos santos do dia: São Raimundo Nonato.

FESTA DA BOA VIAGEM – 1

O translado da santinha

Começa a festa maior e mais tradicional do Grande ABC. São os festejos, em São Bernardo, de Nossa Senhora da Boa Viagem. Tradicionalíssimo. Vem lá de traz, 200 anos de história, desde os primórdios da primeira paróquia, no início do século 19.

Os olhos cristãos voltam-se, neste domingo, para a Basílica-Matriz da Boa Viagem. Após a missa das 9h, haverá o translado da imagem histórica de Nossa Senhora para o Baeta Novo, onde está a Paróquia São Geraldo Magella, no Jardim Petroni.

A imagem vai de carro e retornará num carretão daqueles antigos, uma semana depois. Durante toda a semana, celebrações e reflexões, na basílica e no Baeta. Memória acompanhará. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;