Política Titulo Estimativa
Alckmin propõe ensino integral nas 216 Etecs

Promessa do governador tucano, que tenta reeleição, é implantar o modelo em até quatro anos

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
28/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu tornar integrais 100% dos cursos diurnos das 216 Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) nos próximos quatro anos, caso seja reeleito. A proposta de campanha do tucano foi feita ontem, durante visita à unidade Santa Ifigênia, na Capital, que divide o edifício com a sede do Centro Paula Souza, que gerencia as Etecs e Fatecs (Faculdades de Tecnologia Estaduais).

“Temos 35% das escolas técnicas funcionando em tempo integral. Ano que vem vamos para 50% e, em quatro anos, todo o curso diurno será integral. O aluno economiza um ano e meio, porque não precisa terminar o Ensino Médio para fazer o técnico. Estuda três anos e sai com dois diplomas. Essa é nossa proposta. Esse é nosso compromisso: Educação que vira emprego”, prometeu o governador.

Alckmin propôs também cobrir todo o território paulista com as unidades de Etecs em quatro anos. No entanto, evitou dar número exato de expansão e se resumiu a dizer que chegará no “necessário”. A estratégia do tucano é levar sedes físicas da escola para as “cidades grandes” e a classe descentralizada nas “pequeninhas”. “Tem unidades que atendem regiões. Com a classe descentralizada, o professor vai até o aluno e não precisamos montar estrutura com diretores e tudo”, explicou.

O Grande ABC já é atendido pelo Ensino Técnico e Tecnológico. Etecs estão em todas as cidades. Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires são as únicas cidades da região que ainda não contam com campus da Fatec.

O Via Rápida Emprego, que oferece cursos de até três meses em qualificação e bolsa auxílio de R$ 400, será ampliado em um eventual próximo mandato do governador. Como a região central de São Paulo abriga série de restaurantes, bares e serviços ligados à alimentação, os cursos serão acertados para atender à demanda dessas empresas. “São Paulo é uma capital mundial de gastronomia. Começamos o trabalho com padarias e bares da região. Eles liberam o funcionário um dia por semana e ele fica estudando aqui”, sintetizou Alckmin.

PESQUISA E ÁGUA
Indicativo eleitoral do Ibope, divulgado ontem, mostrou que o candidato do PMDB, Paulo Skaf, cresceu de 11% para 20%, porém Alckmin manteve preferência de 50% do eleitorado e venceria a eleição no primeiro turno. “Agradeço a população que confia no nosso trabalho”, disse o tucano, despistando sobre qualquer mudança de estratégia na campanha.

Depois da visita à Etec Santa Ifigênia, Alckmin aproveitou para cumprimentar eleitores em restaurante em frente ao local, nas esquinas da Rua Timbiras com a Rua General Magalhães de Couto. Desta vez, no entanto, o tucano não pôde apreciar o tradicional cafezinho por orientações médicas. Ele ficou internado por dois dias no Incor em decorrência de uma infecção intestinal e teve alta ontem. Por isso, a saída foi tomar um copo d’água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;