Política Titulo Após polêmica
Câmara de Diadema vai reformular entrega de títulos

Com base em projeto de Milton Capel, Legislativo terá novos critérios para honrarias

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
28/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O imbróglio envolvendo a entrega de título de cidadão em Diadema tem mais um desdobramento. A Câmara vai rediscutir os critérios para a concessão das honrarias. A discussão será amparada em projeto apresentado por Milton Capel (PV), que propõe diminuir de quatro para um o número de condecorações que cada parlamentar tem direito por legislatura (quatro anos).

“A proposta é disciplinar a entrega dos títulos na cidade”, disse o parlamentar que, a princípio, vislumbrava limitar duas homenagens para cada um dos 21 parlamentares durante o mandato.

Capel também propõe que seja formada comissão mista de vereadores para avaliar as propostas de tributo. “Também sugerimos que o proponente apresente relação dos serviços prestados a Diadema pelo homenageado”, disse o verde.

De acordo com os artigos 168 do regimento interno da Câmara e 19 da LOM (Lei Orgânica do Município), os títulos de cidadão ou qualquer outra honraria só podem ser entreguem a quem “reconhecidamente tenha prestado serviços ao município”.

Apesar disso, o ex-presidente de Cuba Fidel Castro e outras pessoas que nunca pisaram na cidade foram laureados.

A polêmica envolvendo as homenagens começou quando Atevaldo Leitão (PSDB) sugeriu tributo para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, um dos responsáveis pelo julgamento do Mensalão, que culminou na condenação do ex-ministro José Dirceu e dos ex-deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha.

Líder da bancada do PT, Josa Queiroz apresentou recurso para impedir o tributo a Barbosa, mas desistiu quando os parlamentares concordaram em suspender por 120 dias todas as honrarias em trâmite na Casa, incluindo a de Barbosa.

Nesse período, outros vereadores poderão apresentar emendas à proposta. O presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), vislumbra revogar as honrarias concedidas, mas que não foram retiradas. Pelo menos 14 títulos estão encostados no Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;