Setecidades Titulo Na UFABC
Segurança Pública é debatida por especialistas na UFABC

Temas como redução da maioridade penal, sistema carcerário e crime organizado foram discutidos

Cadu Proieti
13/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 O Diretório Acadêmico Sigma da UFABC (Universidade Federal do ABC) promoveu ontem debate sobre Segurança pública no bloco Beta, em São Bernardo. Os principais temas discutidos no evento foram a falência do sistema carcerário, redução da maioria penal, desmilitarização da polícia e a ascensão do crime organizado. Cerca de 50 estudantes da universidade participaram da ação.

A discussão foi norteada pelas palestras da professora da UFABC, socióloga e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo) Camila Nunes Dias, e do presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo, Ariel de Castro Alves.

Camila apresentou o cenário das penitenciárias em São Paulo e a história do PCC (Primeiro Comando da Capital), desde o surgimento violento dentro das prisões, na década de 1990, até a hegemonia da facção no mundo do crime paulista atualmente, dentro e fora das cadeias. Ela é autora do livro PCC: Hegemonia nas Prisões e Monopólio da Violência.

Ariel apresentou dois vídeos que mostram atos de tortura a adolescentes, um deles dentro de uma unidade da Fundação Casa. “O importante desse debate foi esclarecer que a redução da maioridade penal não é a solução para diminuição da criminalidade, já que o sistema prisional não possui estrutura para receber jovens e adolescentes, porque está totalmente dominado por facções criminosas”, disse o advogado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;