Esportes Titulo Atletismo
Escolher onde treinar
é uma das grandes
dúvidas de corredores

Personal Trainer aponta vantagens e desvantagens da corrida na academia, no parque ou na rua

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
31/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Correr no parque, na academia ou na rua? A dúvida é bastante comum para quem está envolvido com provas de rua e buscam lugar para treinar. Segundo os especialistas, os três locais têm pró e contra e devem ser escolhidos de acordo com o nível de experiência de cada corredor.

O diretor da Lobo Assessoria, empresa localizada em São Bernardo e que atende corredores de rua, Rodrigo Lobo, aconselha os iniciantes a optarem por parque ou academia. “Acho que no quesito motivação esses dois locais são bem mais adequados. Para quem está começando é melhor, porque você acaba se espelhando nas outras pessoas, criando amizades e, assim, fica mais fácil dar continuidade ao treinamento”, explicou o personal trainer.

Esses dois espaços têm outras vantagens, segundo o especialista. “Na academia, apesar de ter o custo da mensalidade, o iniciante pode aproveitar a regularidade que a esteira proporciona e ir aumentando o nível da atividade bem aos poucos. Já o parque traz desafios como subidas e descidas, além do piso mais irregular, o que é importante se o objetivo é participar de corridas de rua”, observou Rodrigo.

O treino na rua só é recomendado para atletas que já possuam algum tipo de experiência. “É bem mais arriscado, principalmente porque nos grandes centros urbanos são poucos os locais que não tenham carros. É preciso ter muito cuidado e saber controlar o ritmo para não prejudicar o treinamento, em especial no momento de atravessar uma rua, por exemplo”, explicou Rodrigo, que apontou as vantagens desse tipo de treinamento. “Geralmente o terreno é igual ao encontrado em provas de rua e isso vai dando bagagem para o corredor”, completou.

Circuito já alcança 1.186 inscritos

O 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, competição realizada pelo Diário, já é uma das mais importantes de São Paulo. A prova foi incluída no calendário oficial do Estado pelo secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), e já chega próximo à média das grandes corridas de rua em número de atletas participantes.

Até ontem, exatas 1.186 pessoas já haviam garantido vaga no evento, entre elas 844 que optaram pelo pacote incluindo as sete provas previstas. A média nas competições que também contam com a chancela da Federação Paulista de Atletismo é de 1.710 participantes.

A organização prevê que as 3.000 vagas colocadas à disposição se esgotem bem antes do fim do prazo, estipulado em 12 de junho, ou seja, quarta-feira anterior à etapa de São Caetano, prevista para o dia 16.

As inscrições podem ser feitas no www.dgabc.com.br e no www.ativo.com ou retirando a ficha na portaria do Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André. O custo de cada etapa é de R$ 20, sendo que o atleta que desejar participar das sete provas pode se inscrever com preço promocional de R$ 100.

Depois de São Caetano, a competição, que faz parte das comemorações pelos 55 anos do Diário, passa por Rio Grande da Serra (7/7), Mauá (11/8), Ribeirão Pires (15/9), São Bernardo (13/10), Diadema (10/11) e Santo André (1º/12), com largadas às 8h.

Serão dois percursos, um com cinco (caminhada) e outro com dez (corrida) quilômetros. Ao fim de cada etapa, os participantes serão premiados com troféus do primeiro ao quinto colocados na corrida, masculino e feminino, e medalhas para todos os que completarem o percurso.

Os 200 primeiros na corrida receberão pontuação de acordo com a colocação, sendo que o líder ganha 200 pontos, o segundo 199 até o 200º, que levará um ponto. Ao término das sete etapas, quem somar o maior número de pontos será declarado o vencedor, com direito a troféu especial.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;