Setecidades Titulo
Ocara vence Carnaval em Sto.André
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
02/03/2006 | 08:06
Compartilhar notícia


A Ocara Clube não poderia ter presente melhor para comemorar os 50 anos da escola do que a conquista do título de campeã 2006 do grupo 1 do Carnaval de Santo André. Quando os pontos terminaram de ser divulgados no ginásio Pedro Dell´Antonia e o título foi confirmado, na tarde de quarta-feira – que, por coincidência, é dia do aniversário da escola –, o presidente Ademar de Barros chorava de emoção. “Foi o maior presente que poderia receber.” A Mocidade Fantástica da Vila Alice ficou com a segunda colocação, seguida pela Leões do Vale, terceira colocada. O quarto lugar ficou com a Seci, campeã do Carnaval 2005, e o quinto com a Palmares. No último lugar, ficou a Beleza Pura, que volta pa-ra a divisão de acesso. No ano passado, foi campeã do grupo 2.

A Ocara Clube, que tem um índio como símbolo, apostou no tema indígena para ressaltar o jubileu de ouro. O enredo tinha como base a história de um pajé que falava do ritual de Quarup, segundo explicou Alex Casado, 32 anos, mestre-sala e um dos responsáveis pelo enredo. “O Quarup é um ritual onde os índios depositam pertences dos ancestrais no tronco de uma árvore.” Em 50 anos de existência, a agremiação coleciona 29 títulos. No ano passado, foi vice-campeã, perdendo para si mesma, segundo o tesoureiro Sidnei Godoy. A escola esqueceu uma sacola de plástico sobre um dos carros alegóricos.

Para Fernando Tomaz, presidente da Vila Alice, o título dado ao Ocara foi justo. “Esperava que a campeã saísse entre eles, nós e a Seci.” A escola, que falou das diversões de criança, vibrou com a segunda colocação. “Empolgamos a torcida, mas tivemos falhas e estou feliz com o resultado.”

A Leões do Vale suou para garantir o terceiro lugar. A agremiação, que falou das lendas da Amazônia, terminou empatada com a Seci. A definição só veio no terceiro critério de desempate, a harmonia, quesito no qual a Leões somou meio ponto a mais. “Achei ótimo, estou há quatro meses na diretoria e já consegui melhorar a colocação da escola”, afirmou Elvis Evandro dos Santos. Em 2005, a escola chegou em quinto lugar.

Já a Seci não se mostrou contente com a colocação. “Esse título estava engavetado, foi injusto”, disse Edvaldo Jatobá de Lima, presidente da agremiação, que também falou da Amazônia. Para Lima, houve notas muito baixas em alguns quesitos. Quem também reclamou do julgamento foi a Palmares. “Minha escola não merecia o quarto lugar, nem a Seci o quinto”, lamentou Adilson Gonzaga, vice-presidente da Palmares.

No grupo 2, a vitória ficou com a Lírios de Ouro, que garantiu a volta à elite depois de dois anos na divisão de acesso. A escola fugiu dos temas comuns ao explorar Ilhabela, os esportes náuticos e turistas no enredo. “Há três anos, esperava esse título”, comentou o presidente Émerson Ceccato. Se não fosse pleiteante, a Império do Parque Novo Oratório poderia ter sido campeã, já que somou 197 pontos, mesma pontuação da Lírios. Com o resultado, garantiu vaga no grupo 2 em 2007.

A aspirante Pantera Negra somou 193,5 pontos, tornando-se pleiteante em 2007, quando passará a receber subvenção da Prefeitura. Já a U-nião do Morro não está garantida nem como aspirante. “Como ela já está há dois anos, daremos prioridade a outras escolas, se houver procura”, explicou Valter Belber, presidente da Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André).

Para 2007, há a intenção de mudar o Carnaval da avenida Firestone para a avenida Varsóvia, próximo à Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), em Utinga. Segundo Belber, o projeto será avaliado pela Prefeitura e prevê a criação de espaço de eventos na Craisa, aumentando a capacidade da arquibancada de 8 mil para 10 mil pessoas.

ApuraçãoGrupo 1

1ª - Ocara - 199

2ª - Vila Alice - 196,5

3ª - Leões do Vale - 196

4ª - Seci - 196

5ª - Palmares - 191,5

6ª - Beleza Pura * - 186,5

* Escola rebaixada ao grupo 2

Grupo 2

1ª - Lírios de Ouro - 197

2ª - Tradição de Ouro - 194

3ª - Oásis da Vila - 190

4ª - Acadêmicos do Centreville - 184

5ª - São Jorge - 180

A pleiteante Império do Parque Novo Oratório se classificou para o grupo 2. A Pantera Negra segue como aspirante. A União do Morro ainda não está confirmada como aspirante para o próximo ano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;