Fechar

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Cientistas estudam sobre homem e neandertal

Da AFP

15/11/2006 | 20:56

Os ancestrais do Neandertal se separaram de nossos antepassados há meio milhão de ano depois de uma longa coexistência, concluíram duas equipes de cientistas que analisaram o material genético de um osso com 38 mil anos.

As duas pesquisas, realizadas a partir do DNA de um fóssil encontrado em 1980 na gruta croata de Vindija, perto de Zagreb, chegam a conclusões bastante similares.

Essas duas análises, publicadas na revista britânica Nature e no jornal americano Science, concordam em afirmar que não se detectou uma mestiçagem entre nossa espécie e a dos Neandertais, um dos temas preferidos durante os últimos anos entre os antropólogos.

Segundo uma das equipes, o grande divórcio entre o Neandertal e o Homo Sapiens aconteceu há cerca de 516 mil anos, enquanto que o outro grupo de cientistas o situa entre 120 mil e 670 mil anos, inclinando-se por uma estimativa de aproximadamente 370 mil anos. Em contas resumidas, o último antepassado comum pode ter vivido há 706 mil anos.

O primeiro grupo, constituído por pesquisadores alemães, americanos e dirigido por Svante Paabo, analisou um milhão de pares de estruturas de ácido desoxirribonucléico (DNA, matéria-prima da herança genética). Estes cientistas analisaram por seqüenciação direta o DNA nuclear deste homem pré-histórico.

A segunda equipe, alemã-americana encabeçada por Edward Rubin, recorreu a outro método, a metagenômica, que permite comparar vários genomas entre si.