Internacional Titulo
Antraz: EUA admitem que ataques podem ser domésticos
Por Do Diário OnLine
20/11/2001 | 00:54
Compartilhar notícia


O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Tommy Thompson, disse nesta segunda-feira que as cartas contaminadas pela bactéria do antraz mandadas a Washington e Nova York podem ser obra de um terrorista doméstico. Ele afirmou que as autoridades ainda não têm um suspeito mas admitiu que as aparência apontam cada vez mais para obra de "um indivíduo ou indivíduos na América".

"Espero que possamos colocar um fim a este pesadelo, mas até agora nós não sabemos se os ataques são ligados à Al Qaeda (grupo terrorista de Osama Bin Laden)", disse Thompson.

Thompson disse que especialistas trabalham minuciosamente para encontrar indícios que levem ao autor das cartas contaminadas pela bactéria. A amostra mais recente é uma carta enviada no mês passado ao senador democrata Patrick Leahy (Vermont) no Congresso. A correspondência só foi descoberta na sexta-feira passada, pois ela estava em um dos 635 malotes postais que estão em 'quarentena' desde o mês passado, quando uma carta com antraz foi aberta no gabinete do líder democrata Tom Daschle (Dakota do Sul).

A carta enviada a Leahy tem diversos pontos em comum com as cartas contaminadas que chegaram para Daschle (no Capitólio, em Washington), à TV NBC e ao diário New York Post (ambos destinatários de Nova York). O tipo de letra, o falso endereço do remetente, a data da postagem (9 de outubro) e a agência do correio responsável pela postagem (Trenton, em Nova Jersey) são as principais características convergentes.

Um perfil sobre o provável bioterrorista, divulgado em 9 de outubro pelo FBI (Federal Bureau of Investigation, a polícia federal dos EUA), aponta que ele é um homem, solitário, educado, provavelmente funcionário de um laboratório, de pouco contato com o público, que tomou remédios contra o antraz preventivamente e mostrou pouco interesse em assuntos que mexeram com a opinião pública americana (como a campanha militar no Afefganistão).

Depois de descoberta a segunda carta contaminada enviada a outro senador americano, o FBI passou a trabalhar com a possibilidade de um ataque concentrado no Capitólio (sede do Congresso americano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;