Política Titulo Racha na base
Com racha na base, PT se divide e quatro nomes tentam ser presidente do Legislativo

Ferrarezi, Zé Ferreira, Toninho e Paulo Dias são especulados para liderar a chapa governista

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A eleição à presidência da Câmara de São Bernardo causou divisão na bancada do PT, com quatro nomes surgindo na disputa: José Luiz Ferrarezi, José Ferreira, Toninho da Lanchonete e Paulo Dias.
Com racha na base de sustentação ao prefeito Luiz Marinho (PT) no Legislativo – com pelo menos três candidaturas distintas –, petistas vislumbraram brecha e possibilidade de comandar a Casa a partir de janeiro.

Zé Ferreira iniciou articulações internas e, ao saber da movimentação do correligionário, Toninho também colocou seu nome à disposição. Ferrarezi e Paulo Dias eram cotados desde o meio do ano, quando intensificaram os diálogos pela formatação da nova mesa diretora.

Sem descartar seu projeto, Paulo Dias afirmou que “até o momento ninguém falou” com ele sobre o assunto e que eventual candidatura está atrelada à “plataforma de propostas”. “Não pode ser por nome apenas ou formada por acordos políticos.”

Nesta semana, Marinho chamou alguns vereadores individualmente para conversar sobre a eleição para a mesa diretora. Pediu para que as discussões na bancada situacionista pelo cargo não provoquem cisões mais profundas, a ponto de prejudicar a governabilidade na Casa.

Apesar de dizer aos parlamentares que caberá a eles próprios a escolha do sucessor de Tião Mateus (PT), será Marinho quem dará a palavra final sobre o candidato.

O nome de Paulo Dias já foi sugerido pelo prefeito – ambos são oriundos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O chefe do Executivo entende que, como o vereador não mais disputará a reeleição, poderia comandar o Legislativo sem pressões eleitorais em 2016, justamente quando o governo tentará emplacar sucessor na Prefeitura de São Bernardo.

Na base governista especulam-se as candidaturas de Ramon Ramos (PDT), Mauro Miaguti (DEM), Fabio Landi (PSD) e Rafael Demarchi (PSD). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;